abril 20, 2014

A região sul e os famosos cinturões americanos.

Dicas do Sul dos Estados Unidos

7. Quais são os cinturões americanos que ficam no sul? (leia os outros tópicos aqui)


Antes de qualquer outra coisa, o que são esses cinturões? São regiões geográficas em formato lineares, geralmente horizontais que tem características parecidas. No começo esse nome era dado somente para lugares com o mesmo tipo de plantação e clima.

Então vamos começar com uma das plantações que tem tudo a ver com tecidos, porque eu passo boa parte do meu tempo ao lado deles.

Cinturão do algodão ou cotton belt.

O cinturão do algodão (cotton belt) fica na região do sul dos Estados Unidos e se você não sabe quais são os estados veja aqui. Essa era uma produção comum nesta região do século 18 ao século 20 devido ao crescimento da fiação em 1793. Os primeiros locais estavam na Carolina do Sul e Geórgia e depois expandiu para outros estados que você vê no mapa em vermelho. 

Cinturão da Bíblia ou Bible belt.

O cinturão da Bíblia (Bible belt) é outra localidade que fica no sul dos Estados Unidos e onde se reunem a maioria dos conservadores evangélicos protestantes americanos. Eles são diferentes dos Protestantes e dos Católicos que moram nos estados do nordeste, por exemplo os Mormons. Sabe aqueles rapazes de terno que andam em duplas pela cidade pregando? Então, eles são Mormons.

Cinturão dos afro-americanos ou black belt.

O cinturão dos afro-americanos (Black belt) é parte do país onde concentra a maioria dos negros vindos da África para trabalhar nas plantações de algodão do século 19 nos Estados Unidos. Com o término da agricultura familiar essa localidade enfrentou a pobreza, o êxodo rural e violência devido aos inadequados programas governamentais de suporte a este grupo.

Cinturão do sol ou sun belt.

O cinturão do sol (sun belt) é a região geográfica considerada o sul país. Fica ao redor do paralelo 36 do hemisfério norte e é a extensão de clima que tem os verões mais quentes do país. Isso quer dizer uns 45 graus Celsius ou mais. Alguns pontos do sudoeste são verdadeiros desertos.



Nem todos os cinturões são motivo de orgulho como este cinturão do infarto. O Stroke belt consiste de 11 estados onde o risco de doenças cardíacas é reconhecido pelo sistema de saúde como o mais alto do país. Isso é motivo de estudo, mas até hoje nenhuma conclusão foi apresentada.

Outros cinturões que estão no sul do país são os do Pinus e o do Arroz.


Região dos pinheiros ou pine belt.

Cintinho do arroz ou rice belt.


Quer saber mais sobre o sul do Estados Unidos? Veja aqui.

Você pode gostar de ler sobre:




--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.