abril 17, 2014

Volta ao mundo em algumas merendas

Um típico almoço brasileiro.

A hora do lanche é uma das mais esperadas nas escolas do Brasil, depois da educação física, claro! Também ao redor do mundo é um horário que anima a garotada.

Como deve ser o lanche ou almoço em outras escolas ao redor do mundo?

Tentando responder essa pergunta, Andrea Curtis fez um livro bem legal de fotografias sobre o tema. "What's for Lunch? How schoolchildren eat around the world." (O que tem de almoço? Como é merenda nas escolas infantis do mundo.) na minha tosca tradução.

Um legítimo almoço francês tem salada, frango ou peixe queijo e pão.
Sobremesa é uma fruta ou um doce de fruta.

Na França o horário do lanche também é visto como aprendizagem. Eles aproveitam para conversar com as crianças ensinando como aproveitar o momento e o alimento. No Japão as escolas enviam uma lista com informação nutritiva e de calorias para os pais todo mês. A ideia é educar crianças e seus pais sobre alimentação saudável.

Peixe grelhado, arroz branco, missoshiro, picles, laranja ou maçã e leite.

Lanche escolar na Índia.

O almoço é gratuito para crianças abaixo de 14 anos nas escolas públicas indianas. O prato mais comum é esse da foto chamado "Dal" já que a população é Hindu e também vegetariana. Preparado com lentilhas, ervas e pimenta é uma boa fonte de proteína, ferro e fibras.

Lanche no Peru.

As crianças no Peru preparam a própria comida do lanche porque seus pais estão trabalhando na terra da família. O prato diário tem batatas, milho, porquinho da índia cozido ou grelhado com quinoa que pode ser servido como sopa ou refogado.

O livro da Andrea Curtis é muito bacana.


--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.