abril 08, 2014

Um tecelão artista das fibras sul coreanas


O artesão Yi Sang-jae é um wanchojang, ou seja, um mestre da arte wancho. Quando começou, o ofício era feito por todos na cidade onde vivia na Coréia do Sul. Hoje, com mais de 70 anos de idade é uma figura simbólica na arte das tramas.

Na infância teve pólio, mas a doença não atrapalhou seu interesse profissional e assim foi enviado para estudar cestaria com os mais conceituados profissionais da época. Isso foi aos 14 anos de idade, com 17 venceu a primeira competição de artistas locais.


Desde então não parou de trabalhar, nem de supreender. Depois da Guerra Coreana aumentaram suas vendas, afinal seus produtos eram praticos, leves e relativamente baratos. Venceu várias competições até ganhar o título de Intangible Cultural Property, o que significa ter pupilos em sua tutela.



Produtos delicados como as coreanas.

--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.