abril 15, 2014

Modernidades americanas e porque elas não funcionam no Brasil

Vergonha pura sem mistura.

Numa conversa de buteco com uns brasileiros chegamos a conclusão que algumas facilidades que sabemos dos países desenvolvidos nunca vão funcionar no Brasil. O brasileiro é muito competitivo, não no bom sentido, se é que tem. Pois sim, o "jeitinho brasileiro" é pura competição. Essa coisa de querer ter mais que os outros custe o que custar ou, falando a língua da psicologia social, falta-nos cooperação.

Essas são três modernidades gringas, sendo que duas delas nem são novidades por aqui.

1. Depósito de cheque usando a câmera do celular.

Como funciona:

- No Brasil você recebe um pagamento em cheque, vai ao banco ou manda alguém ir até o caixa, rápido ou não, e faz o depósito.

- Nos Estados Unidos você tira uma foto do cheque usando o aplicativo do seu smartfone e o dinheiro entra na conta.


É claro que existe uma conferência posterior dessa fotografia, mas logo após a foto você é capaz de ver o dinheiro na sua conta pelo app instalado no celular. O banco do emissor do cheque também inspeciona se a transação é válida, se o cheque era nominal, se foi colocado na conta correta, etc.

Então, vamos admitir que é algo inviável no Brasil. Seriam tantos "equívocos" oriundos do jeitinho, delizes e desfazimentos que o sistema bancário iria explodir antes do primeiro mês de uso.

2. Auto-atendimento no caixa do mercado.

Como funciona:

- No Brasil você faz suas compras no hipermercado e vai para o caixa rápido, se tiver menos que 10 ou 15 itens ou para o caixa normal e então segue os passos banais até completar o pagamento.

- Nos Estados Unidos você também faz compras em hipermercados e depois decide se quer passar num caixa com atendente (rápido ou não) ou se quer ser seu próprio atendente.


É óbvio que existe um sistema de controle que verifica se você scaneou o produto. Se colocou o produto scaneado no local indicado, caso contrário ele trava e pede para colocar lá. Se você "esquecer" de passar um produto ele avisa que tem um produto não scaneado no local indevido e pede para você corrigir o erro. Se você escanear um e colocar dois, ele confere pelo peso do produto, enfim, ele trava mais uma vez. Para todos esses travamentos existe uma pessoa que controla esses caixas automáticos e ela gerencia uns 6 ou 8 caixas.

Quandos minutos um sistema desse duraria no país do "jeitinho"? Tivemos medo de imaginar.

3. Recebendo pacotes pelo correio.

Como funciona:

- No Brasil você recebe o pacote de uma compra ou presente pelo correio se estiver em casa ou quando existe alguém no prédio para assinar por você.

- Nos Estados Unidos você recebe a caixa ou a sua casa recebe por você.



Por acaso você viajou a trabalho e aquele pacote resolveu chegar. Não existe dúvida. Neste caso o entregador dá baixa no processo, ou seja, escaneia o código de barras e deixa as caixas na sua porta mesmo. Se você morar num prédio como eu, vai ver vários embrulhos esperando seus donos chegarem, principalmente nos feriados prolongados e tudo bem! Eles ficam lá até acabar o feriado.

Quem sabe um dia aprendemos sobre confiar e cooperar com o outro, essas tais qualidades que nos diferenciam dos animais.


Quer saber sobre o sul dos Estados Unidos? Veja a Tradição Sulista.

Você também vai gostar de ler sobre:

Pai, o que é ética?



--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.

3 comentários:

  1. Por essas e outras muitas vezes dá raiva deste país chamado Brasil, quem um dia tenhamos educação e respeito para utilizar sistemas iguais a este.


    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/4/15 14:17

    Nossa! Não conhecia e estou boba aqui. Isso nunca funcionaria aqui no Brasil. Não sei se você está acompanhando..., mas a lama da sujeira, da corrupção está por todos os lugares. Desde o colega de serviço que bate o cartão, aliás, é impressão digital agora..., e vai embora, vai almoçar, etc., até o político que desvia milhões ou "ganha" milhões por aprovar uma obra para a empresa tal..., em troca de dinheiro para campanha futuro. Oh vontade de mudar para aí!

    ResponderExcluir
  3. Menina... fico cada vez mais triste, afinal é um país com muito mais potencial que os Estados Unidos. Apesar de não ser funcionária pública, conheci alguns colegas assim e como diz a piada "não vai ter furacão, nem terremoto, vai ter alimento em abundância e água... mas espere para ver o povo que vou colocar lá". Aproveite enquanto os portões ainda estão abertos e o salário mínimo não é 25 dólares (Cuba).

    ResponderExcluir

Leave your comments here.