agosto 10, 2013

Como garantir que você vai ver baleias

Uma baleia no metrô de NYC.

Em São Diego eles garantem que você vai ver baleia durante esse passeio de barco. SIM, é garantido que você vai topar com elas nessa volta pela baía! Devo dizer que fiquei intrigada com a confiança dessa afirmativa. Também falaram de golfinhos, leões marinhos e focas, mas fiquei maquinando a história da baleia.

Eu sei que a baleia é um animal grande, mas que se movimenta, né? Também sei que a situação marítima é bem ampla, o que deveria dificultar alguém afirmar com tanta certeza. Como podem assegurar que a baleia vai estar nos esperando?

Então vou contar como funciona. Nada de brasileiragem, ao contrário, pesquisa de produto bem sustentada e divulgação bem explicada.

1. Uma parte da pesquisa envolve saber quando os mamíferos gigantes vão estar pelas redondezas.

- Estudaram o comportamento das baleias e descobriram que elas são encontradas no Alasca, se alimentando por 4 meses. Nos outros 4 meses estão viajando do Alasca para o sul e vice-e-versa. Depois (mais 4 meses) elas ficam no sul da costa dos Estados Unidos e norte do México para socialização (acasalamento) e nascimento dos bebêsPronto, acabou o ano e você já sabe onde é mais provável encontrá-las.

O caminho das baleias cinzas, brancas, orcas, etc.

Quando encontrá-las? Animais curtem uma certa rotina, não é? Portanto, se você acompanhar a história de vida delas, vai saber que é de dezembro a abril (no inverno do hemisfério norte) que elas vão fazer umas festinhas na Califórnia. Então anota aí mais essa possibilidade.

2. A divulgação envolve explicar direito o produto que vai para o mercado.
- São vários tipos de barcos que oferecem o privilégio, mas posso falar que um deles tem 2 passeios diários. Pela manhã e à tarde, o que amplia a chance de encontro com uma Eschrichtius robustus, a baleia cinzenta. Mas vai que você escolheu ir bem cedo e elas estavam num encontro romântico, por exemplo? Não tem problema, no desembarque eles providenciam outro bilhete para você fazer o passeio da tarde e assim por diante ciclicamente. Ou seja, entre no barco que elas aparecerão.

Bilhetes do passeio de barco para encontrar com as baleias.

Além do mais, tem a experiência da tripulação para interpretar os sinais de proximidade dos mamíferos, a comunicação com os outros barcos que fazem o mesmo programa, os avisos da guarda-costeira, etc. Tudo isso somado faz o pulo do gato, ou melhor, o esguicho da baleia.

Aliás, o primeiro alvoroço da galera foi quando alguém avistou um esguicho. O barco ficou em alerta por 5 minutos, mas o capitão seguiu em frente para tentar o mar aberto. Por que não ficou lá mesmo? A explicação foi: elas conseguem ficar até 40 minutos submersas depois de uma respirada, então dava tempo de ir procurar outro grupo que estava mais adiante. Foi bem o que aconteceu. Encontramos um segundo grupo.

Vimos várias, nadam geralmente em pares, mães e filhas, ou casais. Como saber se eram várias e não a mesma dupla diversas vezes? Pelo rabo dá para ver que são diferentes, tamanho, cor, formato, muito interessante (e óbvio, são seres vivos, únicos).

Ah, incontáveis golfinhos fazendo festa do lado do barco, leões marinhos tomando um sol e focas nadando aos pares. Nem preciso dizer que quase esqueci o frio que passei em alto mar.



Essa é a foto que eu consegui fazer das baleias, mãe e filha.
Afinal eu estava ocupada vendo as lindonas e o spray de água.

--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Um comentário:

  1. Vá bem preparado para o frio, mesmo que seja um dia de verão para se garantir. O clima no mar muda muito!

    ResponderExcluir

Leave your comments here.