junho 22, 2013

Índia e educação

© Phil Date | Dreamstime Stock Photos
Estou participando de projetos em parceria com a Clemson University. São desenvolvimentos de carros e isso é elementar, meu caro Watson! Mas para quem chegou agora, vou explicar que ganho meu dinheiro fazendo tecidos automotivos numa empresa multinacional. Não vou falar dos projetos porque não posso, mas depois posso comentar sobre essa história.

Voltando motivo da conversa... a parceria é entre a universidade e a empresa na qual trabalho, ambas ficam no campus de pesquisas automotivas da Clemson, CU-ICAR (no caso CU não tem nada a ver com o tal, é por causa da Clemson University e a pronúncia é "ci-you" e não como uma sílaba só)No prédio ao lado fica a BMW, eles tem um centro de pequisas tecnológicas ali. O prédio onde estamos tem vários laboratórios e é dedicado às tecnologias emergentes. Deu para percebeu que tudo por aqui é bem avançadinho, neh?

Em uma das reuniões com os orientadores do projeto de 2015, fiquei sabendo que próxima turma com a qual vamos nos encontrar em breve tem 23 alunos. Sendo eles, um americano, um coreano e 21 indianos. Os números são esses que você leu e esta é a realidade das turmas desta e de outras universidades americanas. Vários cursos, em várias faculdades pelo país.

Lembrei que desde o primeiro dia no campus me chamou a atenção a quantidade de indianos andando pela vizinhança. Poucas mulheres, mas ainda assim vi umas gatas pingadas usando véu na cabeça. Então fui pesquisar mais sobre assunto. Não o assunto "véu na cabeça", mas o assunto do título "Índia e Educação".

Eu sabia sobre um indiano que invetou a tecnologia do USB*, de outro que fundou a empresa que faz supercomputadores**, dos fundadores e consultores de empresa de TI, dos indianos na propaganda da Intel. Pensei no empreendedor que fundou a Khan Academy e do apoio que Bill Gates deu às ideias dele sobre mudança de paradigma no ensino (ele não é indiano, mas Bangladesh faz fronteira com a Índia). Lembrei também do Raj da série Big Bang Theory, mas what else is new? Até então, cadê a novidade?

Descobri que o Indian Institute of Technology é a universidade indiana que forma os mais cobiçados profissionais do mundo. Os americanos sabem disso e tratam de importar seres humanos de lá. Depois de um tempo no Vale do Silício, os indianos conseguem ter e gerar muito dinheiro para eles e para a economia americana. Mas é importante lembrar que para conseguir isso, eles precisaram antes estudar muito, muito lá no Vale do Ganges. Neste instituto o empreendedorismo é prática comum desde o início da vida acadêmica por exemplo, os próprios alunos são responsáveis pela seleção do chefe de cozinha do restaurante e do cardápio servido.

Mais do que isso, vi que o país ainda tem graves problemas sociais e grande defasagem educacional, MAS o governo indiano tem investido maciçamente (na mesma proporção do problema) em educação para melhorar o país. A meta deles e construir 50 mil faculdades (por isso eles vão estudar fora) e educar 100 milhões de jovens nos próximos 10 anos. Para isso, estão fazendo reformas econômicas, tributárias e políticas em toda a Índia. Igualmente traçaram
 metas arrojadas para diminuir a desigualdade social, melhorar a saúde e infra-estrutura indiana. 

Neste momento de protestos pelo Brasil, sabendo do que o governo da Índia tem feito pelo seu povo, me despeço.


*http://en.wikipedia.org/wiki/Ajay_Bhatt
**http://en.wikipedia.org/wiki/Vinod_Khosla

--
Esse artigo não tem a intenção de divulgar comercialmente produtos de nenhuma marca, até porque não ganho nada com isso. A não ser o fato de compartilhar ideias interessantes que fazem a vida de uma designer tão divertida.

Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Um comentário:

  1. É incrivel ver o que o governo da Índia vem fazendo para melhoram a qualidade de vida da sua população por meio dos investimentos em educação.
    Aqui tem um vídeo sobre isso no programa "60 minutes" https://www.youtube.com/watch?v=LGIgJWvt6fw
    Quem sabe o governo do Brasil resolve copiar isso, ou pelo menos importar uns indianos ;-)
    A Sun Microsystems foi co-fundada por Vinod Khosla http://en.wikipedia.org/wiki/Vinod_Khosla

    ResponderExcluir

Leave your comments here.