junho 15, 2013

As roupas em After Earth, o filme.


Eu assisti o filme After Earth no último dia, na última seção de um cinema perto de casa. Não me atrevo a comentar interpretações porque meu expertise não permite, mas posso falar do que conheço. Design, texturas e tecidos do filme.

Tudo no cenário tem um ar ultra pós ecológico porque a Terra ficou imprópria aos humanos e eles foram para outro planeta com recursos diferentes ou, simplesmente porque o produtor seguiu as ideias meio malucas do ator principal. O que vi na tela são tendências que continuam avançando, ainda que difusas e mimetizadas conforme alguns vão percebendo os estragos feitos aos seres viventes aqui neste planeta. E estou falando de TODOS os seres, inclusive do que nós fazemos de errado com o nosso corpo! Ou seja, devido à consciência pesada dos seres não sociopatas.

Voltando ao assunto, os tecidos tem um conceito que eu sonhei há anos, mas entre eu sonhar e aparecer num filme do Will Smith... a diferença é estratosférica! No filme, as roupas se adaptam à temperatura externa, às condições fisiológicas e emocionais do usuário. Através de uma leitura desses  fatores e da situação ambiental, as fibras, cores e materiais também se modificam. Uau! É tudo o que precisamos para aquele dia de calor dos infernos pela manhã, chuva e mormaço nojento à tarde e vento frigorífico à noite. Ou se preferir, para um dia normal na saudosa cidade de São Paulo.

Esse é o figurino básico do personagem Kitai.
A mesma roupa quando ele está em condições extremas.

Eu procurei fotos de quando ele quase morre congelado porque o tecido fica de uma cor linda, azul Antártica. Ou do pattern (padrão) do uniforme de aspirante a cadete que seria um belo design de superfície para um produto eletrônico masculino. Ainda das texturas tridimensionais das roupas de couro (ecológico claro!) que outros personagens usavam. Ou ainda uma imagem do fechamento vedado da nave inspirado em algo orgânico gosmento, mas não encontrei. Então você precisa assistir o filme se quiser ver isso, as ideias de novas tecnologias, do raio-X e os efeitos de morph que usaram.

Para te ajudar ou não, posso dizer que a trama tem questões psicológicas como auto-superação, reconciliação e mea culpa ecológica. Se você não percebeu, este é um filme americano, com super herói, mas pouco sangue. E para os poucos detalhistas, volte lá na frase da primeira foto que eu postei... psicologicamente falando, eu curti isso também!

Principais atores: Will Smith (Cypher) e Jaden Smith (Kitai)
Decoração: Rosemary Brandenburg
Design de figurino: Amy Westcott
Mais sobre o filme? Aqui.

--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

2 comentários:

  1. Agora eu fiquei curiosa para ver o filme. E eu quero essa roupa, porque aqui em Campanha City é bem assim mesmo: geada de manhã, calor à tarde e ventania gelada à noite. Adorei o blog, vamos divulgar!

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal,
    Quem quiser saber mais sobre o filme pode olhar o site oficial, que é bem bacana.
    http://www.afterearth.com/site/
    Abraços

    ResponderExcluir

Leave your comments here.