junho 20, 2013

Revestimento de couro


O valor agregado dos produtos de couro é devido à trama psicológica que envolve a história do homem desde os tempos das cavernas. Verdade ou não vou contar a lenda que conheço porque ela faz sentido.

Na idade da pedra lascada, observando os outros animais caçando, o homem percebeu que poderia conseguir mais alimento para si e seu grupo se fizesse como os carnívoros. Fabricando pseudo armas com materiais disponíveis como madeira e pedra, ele saiu para matar os bichos à distância.

Nesta empreitada, a maioria ia, mas não voltava e muitos retornavam machucados com as mãos vazias. Dependendo da habilidade, o sujeito regressava inteiro e trazendo comida para todos os esfomeados do grupo.

Nas regiões frias, este homem (ou a mulher dele que ficava na caverna com as crianças) viu que a pele do bichano poderia ser bastante útil no aquecimento da turma. Consegue imaginar a briga para se esquentar na pele de um urso? Algo parecido com a distribuição do bolo de aniversário da cidade (qualquer cidade do Brasil).

À partir daí foi estabelecida a importância da peça de couro no mercado Neandertal. Igualmente valorizado era o homem que trouxesse a maior quantidade de caça, ou ainda, o maior animal de toda a temporada. Ele também seria o mais cobiçado entre as mulheres (puro instinto de sobrevivência).


Agora dá para imaginar como seria chegar na caverna com um bisão à tira colo? O maior troféu de todos os tempos pré-históricos! Se vestir com essa pele era como andar por aí com um cinturão de vencedor.

Então é fácil perceber porque um produto de couro remete à ideia de força e poder. Ou ainda porque um carro de luxo precisa ter banco de couro, mesmo que não seja couro de verdade (veja aqui essa história).

E só agora as mocinhas entenderam porque um mané usando jaqueta de couro fica mais atraente?!

--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Um comentário:

  1. uau, faz sentido!
    tá muito bom o blog Isa!
    (estou de férias, logo lerei todos os posts e quem sabe ajudar :P)

    beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

Leave your comments here.