junho 25, 2013

Uma mulher e sua burca


No Brasil eu vi mulheres usando véus, em São Paulo você vê algumas, em Foz do Iguaçu mais. Ouvi falar de mulheres usando burcas, vi fotos em revistas e imagens pela TV, mas este ano foi a primeira vez que estive perto da situação.

No caso, não posso dizer que vi a mulher que usava a vestimenta, pois estaria mentindo. Sei que era uma pessoa por causa dos movimentos, mas ali não havia sequer um pedaço de pele visível. Nem mesmo a região dos olhos, pois estava coberta por um delicado tule preto. Usava luvas grossas nas mãos e meia preta apesar do calor da tarde de primavera.

Era difícil não olhar. Eu não queria, ninguém que estava comigo queria, mas simplesmente não conseguíamos ignorar. E foi por isso que trocamos alguns comentários. Poucos na verdade, porque a cena nos constrangia ao infinito. Eu pelo menos me sentia muito mal pelo ser humano debaixo daquele traje. Difícil também era não imaginar como seria ver o mundo através aquele véu. Ou não ver.

Pensar como devia ser limitada a vida de alguém que precisava se apresentar em público daquela maneira. Me recuso a acreditar que todas queiram, mas aceito que algumas possam ser capazes de preferir usar aquilo ao risco de prisão ou apedrejamento e morte por rebeldia.

A maioria delas é obrigada pelo marido religioso (fanático) a usar a burca. Outras usam por: pressão familiar (às vezes da sogra), obrigação religiosa e pressão social por causa do local onde moram.

Esta pessoa da foto tinha dois filhos, um menino e uma menina e andava atrás do marido que está ao lado dela na foto.

--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

2 comentários:

  1. Parecia que Lady Darth Vader tinha saído de casa para dar uma voltinha com as crianças e o marido.
    Pelo menos essas são mais sexy que a que nós vimos
    http://blogs.laweekly.com/arts/2010/01/lady_vader_what_if_darth_was_a.php
    T+

    ResponderExcluir
  2. Extremamente constrangedor e angustiante a visão de tal situação.
    Para mim era algo que acontecia apenas no fim do mundo, em algum lugar esquecido pela liberdade.
    Mas ver acontecer em pleno "país da liberdade" foi ainda mais estarrecedor...

    ResponderExcluir

Leave your comments here.