junho 29, 2013

Mel americano, é mel?

English here.


Que pessoa em plena consciência vai pagar mais que o dobro por um produto quando ela pode pagar menos? Depende, se a mercadoria original foi tão modificada que nem pelo microscópio se parece com o que ela está querendo comprar. O artigo foi totalmente abduzido em um milharal, ou canavial se preferir.

Aqui nos States muitas pessoas não sabem que o mel elas compram é feito de milho. No Brasil as pessoas também não sabem, mas compram cana ao invés de mel. Eu entendo ser difícil optar por um produto mais caro na falta recursos monetários. Ou quando não faz a mínima diferença um ou outro. Mas o time muda de lado no campo se você tem alergia ao item vulgar que foi adicionado. Por exemplo, falando do puro mel e da nova moda no ramo das alergias. A alergia ao milho.

O que acontece com as famosas reduções de custo que as empresas fazem todo dia das 8 às 6 da tarde? Eu sei que existe uma linha tênue entre o que você pode tirar de um produto manufaturado e as propriedades básicas do mesmo. A não ser que fosse superfaturado, super comum no Brasil, nada ético. Segundo sessão da tarde da Globo, "vale a pena ver de novo" porque então deixa de ser um ato inocente e passa a ser um ato de envenenamento!

E se você me perguntar sobre os containers que neste minuto estão nadando da China para outros países do mundo custando dez vezes menos. Eu não tenho a resposta. O máximo que sei é que a questão do mel nos States é mais complicada. Não há produção de mel no inverno e as abelhas americanas estão morrendo. Também pelos pesticidas. Por isso muitos fazendeiros misturam corn syrup e vendem como mel.

Eu não ligo se vão vender gato por sapato, mas eu preferia saber. Ou melhor, é preciso saber para se tratar a longo prazo a alergia.

Na última vez que ouvi de um produtor local que ele não tinha nenhum outro produto além do mel naquele pote de vidro. Uau, ele foi bem corajoso. Isso significa que eu sou essa pessoa que paga mais pelo mel que eles vendem.

No Brasil eu recomendo esse pessoal de Minas Gerais.

Nos States, compre seu mel aqui.



--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO


Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

2 comentários:

  1. Boa parte do mel nos EUA não é tecnicamente considerado mel. Ele é aquecido a altas temperaturas sob pressão e filtrado para tirar todo o pólen que tem nele, por isso deixa de ser mel. Pelo pólen, é possível rastrear exatamente a origem do mel. Acreditasse que boa parte do mel venha de regiões contaminadas, como a China, por isso o interesse de filtrar o pólen do "mel".

    ResponderExcluir
  2. questão complicada essa.

    ResponderExcluir

Leave your comments here.