junho 21, 2013

Nomes dos produtos americanos


Americanos dão nomes diferentes do que estamos acostumados para os alimentos deles. Alguns nomes são engraçados, ainda que sigam o estilo americano de piada. Esta bolacha de sal é uma delas e confesso que levei um tempinho para entender, na verdade precisei perguntar para uma americana que também demorou pra pegar a piada.

Mary's Gone Crackers não tem nada a ver com a bolacha Maria brasileira. Por aqui, usar nomes próprios em comidas significa dizer que o produto é único, especial. Uma receita secreta que só aquela pessoa, a Maria, sabe fazer e agora você também pode comprar. Uau!

Este cracker entra na lista de nomes engraçados tentando animar o público alvo. Feito para pessoas muito azaradas que não podem comer trigo, glúten, milho, leite e derivados, gordura trans, óleos hidrogenados, nozes e castanhas ou transgênicos. Além disso, a bolacha é vegan, orgânica e Kosher, pois o preparo obedece leis judaicas.

Na embalagem ainda falam que a bolachinha é "feita com grãos integrais e amor, proporcionando uma alimentação consciente". Eu digo que a fulana é ruim. Bem ruim mesmo! Me lembra comida de passarinho, mas ela é honesta. Até no nome: "Cracker sem nada da Maria". Porque tudo de bom que você poderia encontrar numa bolacha... se foi (is gone). E que ninguém duvide disso senão eu mando um pacote pelo correio!


So Delicious Dairy Free é outro nome da categoria engraçado que tenta empolgar a pessoa sem sorte que não se dá bem com laticínios. Pode ser uma leve intolerância ao leite ou até uma alergia à caseína, uma das proteínas do leite. Neste caso, a pessoa deve evitar também o estado de Minas Gerais no sudeste do Brasil.

Pelo menos com essa bebida a história é outra, ela tem gosto bom! Bem bom, como diria um gaúcho. A cor é fiel à matéria prima, branco puríssimo e o cheiro... nem lembra o do leite, nem o do coco, mas nessa altura da alergia já foi muita sorte conseguir algo bom para tomar de manhã. Deu até para falar "Tão Delicioso Laticínios free", relaxar e pedir um sorvete.

--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO

Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

2 comentários:

  1. Também achei de difícil entendimento. O meu doce de laranja cristalizado, que seria "péssimo" p/ quem tem diabetes teria qual denominação? Beth's...gone ... salth free?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que seria mais um "death of sweet orange", a morte pelo doce de laranja da tia Beth. =)

      Excluir

Leave your comments here.