junho 13, 2013

Juicy Salif


Imagem disponível no site da Alessi

Se você é um designer de produtos, com certeza conhece esta peça.
Se não é, deve estar se perguntando se isso é uma aranha, uma nave espacial ou o Super-homem.

Considerada um dos ícones do design industrial, projetada em 1988 por Phillippe Starck e atualmente parte da coleção de Design no Museu de Arte Moderna de Nova York, este espremedor de cítricos (sim!) é uma das peças mais famosas e polêmicas dos nossos tempos.

Durante meu curso na faculdade ouvi diversas críticas ao Juicy Salif.

"É bonito mas não funciona!"; "Um produto lindo, mas quem usa?"; "Serve muito bem como um item de decoração na sua estante, mas para o dia-a-dia... não é prático."

A princípio eu acreditava no que ouvia - afinal essas pessoas têm mais experiência do que eu, conhecem mais sobre design... Devem saber do que estão falando, certo?! Confesso que demorei um tempo para questionar essa afirmativa, e nunca perguntei se elas tinham experimentado de fato espremer uma laranja no Juicy Salif.

Por sorte eu conheço uma pessoa que tem este produto, e ela é justamente minha irmã. :) Que, por acaso, também é designer! (Quem mais tem esse espremedor, se não um designer?!)
Tive a chance, então, de tirar a dúvida com alguém que tem bastante propriedade para falar.

Em abril deste ano participei do Workshop Design Desmodrômico com a Lígia Fascioni - que merece um post a parte - e logo na primeira parte do curso ela trouxe o exemplo deste produto para falar sobre os "dogmas" do design.

Achei o máximo quando ela tirou de trás da cortina (literalmente) um espremedor desses e um saco de laranjas, para a gente colocar a mão na massa e ver com os próprios olhos se o Juicy Salif é só um corpinho bonito ou se tem mesmo conteúdo.

A moral da história é basicamente a seguinte: Experimente.

Antes de só repetir o que os outros falam, vamos estudar, pesquisar, tirar nossas próprias conclusões, ter as nossas próprias opiniões e impressões sobre as coisas.
Não custa nada aplicar isso também às outras áreas relevantes da vida.
Fica a dica. ;)


Esse artigo não tem a intenção de divulgar comercialmente nenhuma marca, até porque não ganhamos nada com isso... A não ser o fato de compartilhar ideias interessantes que fazem a vida de uma designer tão divertida. :)

Valéria Carvalho: designer de produtos, trabalha no estúdio de design de uma montadora de automóveis há 5 anos (já?!?). Interessada em tendências, consumo consciente, semiótica, educação, e outras coisas que podem ajudar a melhorar o mundo.

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