junho 24, 2013

Revestimento de couro, é isso mesmo?

Ah, os carros antigos e seus bancos de couro.

Eu já expliquei porque o couro ainda é considerado um material nobre e agora vou contar outra verdade sobre ele. Há muitos anos que os bancos de carro não são feitos de couro! Agora o mala das exceções vai dizer "mas a Ferrari tem banco de couro". Legal, e quantas você viu em toda a sua vida? Em quantas andou? Então tá, aqui eu vou falar dos carros que estão encerando as estradas pelo mundo afora.

O carro que conhecemos hoje é um produto industrial (guarde essa palavra) idealizado por Henry Ford em 1908. Isso significa dizer que ele pensou num veículo de locomoção que devia ser produzido em grande escala. Ou seja, podia ser refeito muitas vezes de maneira idêntica, ou quase. Os carros globais estão aí para reforçar essa ideia e dar dor de cabeça pra quem trabalha na área.

O boi, ao contrário, é um animal, um ser vivo único (guarde essa palavra também) produto do ambiente livre, ou confinado, que vive. A pele deste animal também é única e matéria prima do couro. As cores, manchas, texturas, marcas de nascença, cicatrizes de doenças (bernes) e de arame farpado nunca serão iguais as de um outro boi. É especialidade da natureza fazer seres essencialmente semelhantes, mas  diferentes.

Relacionando as palavras acima, industrial e único, chegamos num gráfico que demonstra a proporção inversa entre quantidade e exclusividade. Esse gráfico determinou a falência dos bancos de couro quando a produção de carros aumentou. Ele vale ainda para um número impensável de produtos, dos industriais aos artesanais, do chinês ao francês. Também vai influenciar no preço que você paga.

Um produto de couro é confortável, facilita transpiração, é resistente e não pega cheiro de cigarro (sério que tem gente que ainda fuma?!). Mas pela grande dificuldade de encontrar peças sem defeitos os fabricantes de automóveis usam ele só num pedaço do assento e do encosto dos bancos dianteiros.  Para se ter uma ideia, dizem que o Henry Ford chegou a ter fazendas de gado para controlar preço e qualidade do material.

Por sua vez, o "couro sintético", ou "ecológico" tem as qualidades que a indústria precisa, mas não tem as vantagens do natural. Tem preço mais baixo e ainda é associado à ideia do homem caçador. Mas não se iluda, o banco de "couro" do seu carro é feito de petróleo!

--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.