junho 12, 2013

Posicionamento Regional


O Brasil é um dos maiores países do mundo, com alguns estados que têm um tamanho equivalente a vários países europeus juntos, e sua população é resultado da miscigenação de várias etnias. O nosso mercado mostra diferenças regionais nos hábitos de consumo e poder de compra - principalmente relacionados à cultura, clima e economia. Como o Brasil é um país gigantesco, podemos ver muito contraste entre as regiões. A conseqüência desse contraste é que as tendências regionais podem ser às vezes diferente do que muitas marcas impõem como tendências nacionais.

Uma ação recente que eu achei super bacana foi coleção C&A Poderosas do Brasil lançada em Setembro de 2012 para todo país, tendo a "DIVA" Gisele Bündchen como curadora. A empresa realizou uma extensa pesquisa com mulheres de Salvador, Belém, Rio de Janeiro e Porto Alegre, representando as diferentes regiões do país. Segundo a Exame, este lançamento fez parte da estratégia da C&A para se aproximar de culturas locais, em busca de uma melhor identificação com os consumidores brasileiros.



Para mim um dos melhores "cases de sucesso EVER" sobre posicionamento regional é o sabão em pó Ala da Uniliver! Escutei muito sobre essa antigo "case" na faculdade e até hoje não me canso em falar sobre isso! Para resumir a historinha: Os pesquisadores foram até as lavadeiras, mulheres das classes D e E no Nordeste e analisaram as suas necessidades e a Unilever lançou em um sabão em pó que faz bastante espuma, bom preço e embalagem mais resistente que o papelão. 
Conclusão: Conquistou os corações, não só no Nordeste e no Norte, onde também é ofertado, mas em todo o país como um dos melhores exemplos de inovação.

Diferente das marcas nacionais geridas no trecho Rio/SP, as marcas voltadas para as características peculiares das regiões tornam-se poderosas através do vínculo emocional que elas se relacionam com seus consumidores. Conhecer o público-alvo do seu produto é algo tão básico e fundamental, entretanto muitas empresas massificam seus consumidores, padronizando gostos e necessidades, focando apenas no perfil tradicional com metas e orçamentos. Descentralização de poder e empresas globais com ações locais são características de uma gestão de sucesso - Google manda beijos!

KEEP IN MIND!
Marcas regionais são muito fortes no Brasil devido:
- A proximidade entre produção e consumo;
- Conhecimento sobre a cultura local;
- Criação de um sentimento "pertencimento";
- Preservação da identidade local;
- Confirmação de presença e auto-estima.


Referências:

http://www.br.nielsen.com/press/MarcasRegionais.shtml
http://www.partnerconsulting.com.br/news_det.asp?noticia=255&pagina=1
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me0507201005.htm
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/c-a-lanca-poderosas-do-brasil
http://www.unilever.com.br/brands-in-action/detail/Ala/300536/

--
Esse artigo não tem a intenção de divulgar comercialmente produtos de nenhuma marca, até porque não ganho nada com isso. A não ser o fato de compartilhar ideias interessantes que fazem a vida de uma designer tão divertida.

Caroline: Designer gráfico de formação, especialista em superfícies têxteis por experiência  e pesquisadora de tendências de design, comportamento e gifs animados (e outras webtosqueiras) por opção. Consertou muitos padrões de estampa quando era estagiária, atende grandes clientes automotivos, mas ainda não comprou um carro. Quase foi para TI, mas escapou por pouco! Ufa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.