agosto 02, 2020

Convivendo com um passivo-agressivo, o livro, capítulo 8.2

Atendendo a pedidos, cá estou eu dando continuidade ao resumão do livro do Dr. Scott no qual ele combina experiências de consultório, de amigos e observações sociais sobre a convivência com um passivo-agressivo.

Lembrando que nada substitui a leitura do livro do próprio autor. Esse texto tem a intenção de ser a base introdutória para um assunto complexo que merece ser relido várias vezes durante o longo e duro processo de amadurecimento.



Ficar junto: passos para fazer o relacionamento sexual funcionar

Incompatibilidade sexual é quase sempre um sinal de problemas no relacionamento como um todo.

Jimi tinha um relacionamento ardente com sua esposa, mas agora já estão há um ano sem sexo. Depois de várias tentativas, Aline desistiu por completo de se frustrar. O que fez com que eles chegassem a esse ponto? Tudo começou quando ela falou que não estava disposta e desde então ele ficou bravo. Ela o recusou uma vez, agora ele vai recusar todas às vezes. Como lidar com isso? Num nível mais profundo, Jimi tem raiva das mulheres e mesmo que seu relacionamento seja diferente que Jimi e Aline, mas a dinâmica é a mesma.
 
Depois que você entender que os problemas dele são fundados no medo da dependência, medo da intimidade, de uma raiva escondida e da ansiedade por causa de baixa performance, você conseguirá difundir o poder dele.

Você precisa ser diplomática, saber o que trazer a tona e o que deixar de lado, ou seja, escolher as batalhas que vai lutar. Lembre-se que em casos como o de Jimi, eles estão morrendo de medo, mesmo quando deixam parecer exatamente o contrário. Comunicação é a chave.

Comunicação

Para esses homens, sexo e intimidade não se conectam. No caso de Jimi, os sentimentos dele estão dirigindo o relacionamento e Aline deve melhorar a situação. Falar com firmeza, sem agressividade, nem tom acusatório de voz. Apresente os fatos e trabalhe em conjunto para resolver a situação antes que vá tudo por água a baixo. Depois mostre a ele quais os benefícios de deixar de lado o ressentimento. Ajude ele a sentir menos acuado ou acusado.

Muitas mulheres acham que o problema é com elas e assim perdem o sentido da situação. As que ficam com raiva do marido fazem as coisas piorarem pois, ele não vai se abrir se estiver sendo acusado.  

Algumas mulheres perguntam durantes as consultas: "o que ele pensa que vai acontecer se ele se demonstrar vulnerabilidade? Por que ele não confia em mim? Como ele pode pensar que eu vou humilhá-lo? Eu o amo e me importo com ele..."

O passivo-agressivo é um mestre em negar seus sentimentos, principalmente se estiver excitado sexualmente. Ele tem medo do próprio poder, de quão importante você é e o quanto ele está excitado. Ele acredita que se se demonstrar o que sente por você ele ficará ainda mais dependente. Por isso ele vai se ficar quieto, virar de lado e dormir logo em seguida ou, se vocês não moram juntos, ele vai te deixar no meio da noite.

O que você pode fazer? Não o confronte, mas o ajude a mostrar seus sentimentos aos poucos. Não o coloque na geladeira, converse mesmo que sejam assuntos pouco importantes. Somente entre em discussões do tipo DR em tempos de calmaria.

Performance e Ansiedade

As mulheres sempre se questionam se o problema da falta de interesse dele é por causa da aparência delas ou por algo errado que fizeram, falaram ou não falaram. A grande maioria das vezes não foi culpa sua!! 

Quando ele te priva do prazer sexual ele também se priva a si mesmo de uma conexão íntima. "o comportamento passivo-agressivo é surpreendentemente provocador, mas para uma pessoa apontar sua raiva sobre o outro, ela própria não se poupará" Geore Vaillant. Isso é muito fácil de ser visto na cama.

Saia da zona de combate e melhore a comunicação entre vocês para retomar a sexualidade do casal. A mudança é uma coisa maravilhosa e enquanto você se vira para fazer ele mudar, você também vai mudar! Esses benefícios serão vistos primeiro por você e em você. Quanto mais atitudes pensadas você tomar, mais consciência você terá do seu redor. Mais valor você dará ao ser humano que você se tornará.




Aguarde os próximos capítulos.

O livro: Living with the Passive-Aggressive man; Coping with the Personality Syndrome of Hidden Aggression - from the Bedroom to the Boardroom, de Scott Wetzler, Ph.D. Em tradução livre Vivendo com o homem passivo-agressivo; Lidando com a Síndrome de Personalidade da Agressão Encoberta - da Cama à Sala de Reuniões. Autor: Scott Wetzler, Phd., New York, 1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.