agosto 07, 2020

Bodas de Ouro

Por Elisabeth Santos

O significado é a celebração de um casal vivendo juntos há cinquenta anos!

- Como pode?

Muito simples. Algo muito maior que o casal os uniu até então: o Amor!

Se existe receita do uso deste ingrediente a fazer a liga do bolo... não seria igual para uso indiscriminado, então não serve para todos, ou qualquer um. Cada par poderá descrever a sua receita, todas começadas pelo que os uniu primeiramente.

- Antepassados nossos que não escolhiam com quem casar-se poderiam afirmar que desde a aurora de suas vidas olhavam seus “prometidos” com carinho.

- Os que vieram depois deles, criavam prole tão grande que decerto nem tinham tempo para desentendimentos.

- Quando casamento era mais exigência social para se estar vivendo juntos, não existia legalidade para homem e mulher tentarem outra união pós separação. Ficar só, não era do gosto geral, então... de repente, não mais que de repente, alguém os lembrava das tais Bodas de Ouro que alcançaram.

Pulando tantas outras épocas... Chega-se ao século XXI para conjeturar sobre o significado da celebração do cinquentenário de uma união matrimonial.

Realmente... não há receita!

 Se houvesse, pela variedade de uniões legais hoje existentes, haveria mais desinteressados, que gente assistindo na TV “Como não desandar, embatumar, emborrachar, solar ou esturricar... seu bolo casamentar, que até dois noivinhos de cera já foram comprados para sobrepor o confeito.”

Então volta-se ao assunto união matrimonial duradoura, porque casamentos nem só terminam pela vontade de um, ou dos dois...

Há palavras dignas de serem repetidas de vários sábios através dos tempos, indicando caminhos de vida a dois. Sendo que essa vida, por cinquenta anos seguidos, há de ter percalços... fica-se com a máxima: “perdão, paciência, querência, respeito, sorrisos, tesão, união, verdades, xis, dáblio, ípsilon (só três incógnitas!) e muito zelo”.

O restante do alfabeto, que propositalmente aqui começou pela parte final, fica por conta dos interessados a emplacar Bodas de Ouro completa-lo!

- Uai!



Clique aqui e role o cursor para ler outros Contos da Beth.


--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora resolveu escrever e já publicou dois livros. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.