agosto 14, 2020

PRUUU

Por Elisabeth Santos



Sei bem o que é isto, embora ainda não saiba o que significa. Numa linguagem adulta poderia ser “pouco caso”. O autor desse som labial tem seis meses, então não se trata nada de ruim, ou quase. Apenas que o bebê descobriu mais um som a emitir com a boca e chamar a atenção de quem se encontra por perto:

- Pruuuuu... Pruuu... Pru... (e saliva pra todo lado).

Considerando que já sabia falar:

- Ah, agu, angu, aba, é e gru...

Concluo ser um progresso significativo. Falta só o neném dizer no momento certo, mas está treinando bastante. Fala, a gente repete, então fala novamente. Assim ficamos brincando de imitação, ou interação.

Já sabe beber água, mas vai “com muita sede ao copo”. Afirmo porque ele segura com as duas mãos o copo, que já está seguro nas minhas. Bebe parecendo ter pressa. Para e respira. Não engasga!

Também está experimentando alimento novo. Algumas frutas raspadas com colher. Parece gostar, pois estende as mãozinhas, agarra e leva à boca. Não morde, pois nem dente tem.

Na hora do banho quer pegar o frasco do xampu, quer chutar o frasco do sabonete. A banheira de plástico brevemente estará pequena porque o bebê não senta sem ajuda. O comprimento dele corresponde ao tamanho da banheira.

O rapazinho está crescendo depressa e vai brincar carnaval no colo da vovó com a fantasia combinando: dois palhaços muito alegres!

Quer ver o fofinho fazendo pruuuu? Clique no video.



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Um comentário:

  1. Adorei o vídeo do pruuuu rsrs complementou o texto. Parabéns!

    ResponderExcluir

Leave your comments here.