novembro 12, 2013

"Push the envelope", inglês para designer global

O envelope dessas formas é um limaçon... humm.

I want to push the envelope.

É uma expressão comum nos Estados Unidos e no desenvolvimento de produtos, seja no design ou na engenharia. Significa que você quer fazer algo muito audacioso. 

"Eu quero ultrapassar limites." - é uma tradução.

Mas de onde veio essa frase? Ela se tornou popular antes da Segunda Guerra na Aeronáutica porque os pilotos usavam a expressão para descrever como iam testar os aviões de caça. Eles precisavam fazer manobras extraordinárias e muito arriscadas para conhecer bem a aeronave que ele ia pilotar. 

Mas o que isso tem a ver com empurrar o envelope (push the envelope)?

Envelope neste caso não tem nada a ver com envelopes de cartas - que em breve também não vão mais existir, mas sim com os envelopes da geometria. Um envelope é uma curva traçada em um plano onde a curva é formada por tangentes de várias linhas da família de uma curva num mesmo ponto. Difícil? Também achei, então veja a figura que fica mais fácil de entender.

Isso é um envelope!

Essa representação gráfica é algo dentro do normal, do lugar comum (se é que ainda usam essa expressão). Empurrar o envelope é deixar de lado o que é seguro, é fazer algo além do esperado, ousado, arrojado, inovador, alcançar novos horizontes, voar mais alto. Sair da curva do envelope e ir além do esperado para ver quanto a aeronave iria resistir em situações extremas.

Então já deu para imaginar como isso se aplica ao desenvolvimento de produto, certo? Quando designers teimam em "to push the envelope" num projeto (vamos combinar que isso acontece toda hora) os outros profissionais da empresa ficam de orelha em pé. E para isso que ele, o designer foi contratado, na maioria das vezes, mas é exatamente o contrário do que o engenheiro gostaria de ouvir, na maioria das vezes também. 

Nesse sentido, está tudo dentro do esperado para ambos profissionais, mas estressa. De um jeito saudável e necessário, mas inquietante. Ousar envolve riscos que podem não funcionar se considerarmos o prazo, o material, a produção industrial, etc. Esse é o receio da engenharia. Compreensível, mas o designer sabe que quando o produto for lançado (meses ou anos depois do briefing) ele deverá parecer o mais atual possível.

E este é o nosso desafio de todo dia.

So, let's push the envelope!


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Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra por ai.

2 comentários:

  1. Muito interessante e informativo, bem explicado também!

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  2. legal... vou virar agora um engenheiro "pushador" de envelopes...rs....

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