novembro 13, 2013

Princípios do bom design e as cores.


Levamos em média, oito segundos para analisar um objeto. Os atributos de diagnostico são importância, estilo, composição e cor. O equilíbrio entre essas propriedades faz um produto entrar na sua lista de desejos mais rápido que um like no face(book).

Por sua vez, o bom design consiste de ritmo, equilíbrio, ênfase, unidade, proporção e a quela parte divertida chamada cor. Vamos combinar que uma corzinha faz toda a diferença. Também é o mais importante elemento na compra de um produto. Não somente no design de superfície, mas também na web, no objeto, na moda, na decoração e onde mais essa qualidade aparecer.

Cores tem o poder de atrair audiências de todas as idades. É uma característica crucial em qualquer produto, pois promove um efeito totalmente emocional sobre nós. Seja em termos de experiência pessoal ou estética, ou seja, toda coloração influencia o humor, o sentimento e a ação. Também evoca uma resposta intuitiva que pode ser positiva ou negativa. Contemplativa, alegre, restaurativa, calmante, reconfortante ou repulsiva, triste, assustadora, e por ai vai.

O uso adequado de uma determinada cor, que está na moda por exemplo, imediatamente faz o consumidor olhar diferente para o artigo em questão. Atualmente a cor ocupa um lugar tão importante quanto a imagem per se. No design de superfície, por exemplo, pode acontecer da escolha errada de uma cor cor fazer o objeto parecer sem relevo, a cor pode ter um tom que deixe a peça parecer velha ou desgastada. Às vezes a fórmula da tinta não estava ajudatada ao formato nem ao tamanho do produto.

Lembre-se, um designer que tem facilidade em trabalhar com essa propriedade está um passo à frente dos demais.


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Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra por ai.

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