novembro 19, 2013

Ergonomia nos tempos de dispositivos eletrônicos e midia social.

English here.
Andando, falando e fazendo uma dancinha circular.

Digite ergonomia em qualquer buscador e vai se deparar com aquela figurinha repetida da moça comportadamente sentada me frente ao computador de mesa.


É a mesma imagem desde 1960 quando a LER das secretárias executivas inspirava o estudo antropométrico. Por sinal, essa era uma literatura indispensável aos designers de produto, mas está fora de sintonia com os dias de hoje.

Batemos todos os recordes de uso do polegar opositor, de contorcionismo para bater papo deitado na cama e passinhos redundantes falando no celular. E tudo bem, já que as doenças são conhecidas como "polegar de blackberry".

Até que ano passado, um professor Nicolas Nova mais três estudantes da Universidade de Design de Pasadena na Califórnia resolveram publicar o estudo dos movimentos contemporâneos que submetemos nosso corpo. Rituais Curiosos, Interação Gestual no Dia-a-dia Digital é uma publicação do Near Future Laboratório que você dezain precisa conferir.

Periscópios capturarando a melhor imagem do instante.

--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.