novembro 03, 2013

Termina o horário de Verão americano


Para  maioria dos americanos o "horário de verão" acaba dia 3 de novembro, domingo.

O primeiro país a adotar o horário foi Alemanha com intenção de economizar recursos para a guerra. Os alemães foram seguidos pelos países amigos. O Japão foi um deles, mas hoje nem faz tanta questão dessa economia.

Diz a história que quando o presidente Benjamin Franklin era embaixador americano na França ele se deu conta de quão produtivo era acordar as 6 da manhã. Não gastava tanto óleo para ficar acordado à noite fazendo coisas que precisava.

Depois disso, nos Estados Unidos, uma lei de 1918 aprovou a lei que estabelecia o horário que economiza a luz do dia. Durante a Segunda Guerra Mundial tornou-se obrigatório e também na crise do petróleo em 1973/74. Hoje vários estados americanos ainda não seguem e nem são obrigados a seguir.

E economiza alguma coisa mesmo?

Estudos dizem que depende. Pode ser que não, se precisar gastar mais energia de manhã quando ainda está escuro. A não ser que esteja na Califórnia, porque o clima de manhã, ajuda mesmo as pessoas a saírem de casa.

Referência aqui.


--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.