novembro 10, 2013

Reflexões sobre a educação.

"Eu não gosto de ir pra escola." Frase de um garoto de 8 anos.

Atualmente é possível classificar os modelos de educação em três tipos.

Educação formal: acontece na escola, usa de medidas (notas) para verificar se o que foi ensinado pelos professores foi apreendido pelos alunos.

Educação não formal: é a mais natural ao ser humano, é ontológica, pretende educar, mas não há intenção de medir o que foi ensinado. Ex: o que se aprende em eventos artísticos, de teatro e nos shows.

Educação informal: não é organizada e não há intenção em se educar apesar de haver educação. É a que mais guardamos e usamos ao longo da vida. Ex: situações vividas em casa na convivência com familiares, com os amigos, na igreja ou em eventos da comunidade.

O distanciamento entre escola e vida (teoria e prática) poderia ser diminuído se profissionais atuantes no mercado de trabalho dessem aula? Professores honoris causa juntamente com professores phDs? Um processo seletivo diferente ou salário mais alto atrairia esses outros profissionais?

Se a educação informal é a que mais aproveitamos ao longo da vida e guardamos com mais facilidade, a quem interessa a exclusividade da formalidade no ensino? A educação poderia ser aceita enquanto encontro e troca? Diferente do comércio que é hoje? 

O governo cria mecanismos de financiamento e cotas para o ingresso de pessoas nas escolas particulares quando não consegue aumentar o número de escolas?

Quando o governo não estimula a economia para gerar empregos que inserem pessoas no mercado de trabalho, ele coloca mais pessoas na escola e ainda alonga o tempo delas no estabelecimento?

A criança vai até a escola, mas não faz nada além ouvir música e desrespeitar os professores enquanto seus pais ganham um dinheiro mensal em troca. Qual é o propósito? Funciona para quem?

Uns fatos históricos para ajudar na conversa.

- Na Antiga Grécia a educação era voltada à área militar para a defesa da cidade e complementada com ginástica devido aos jogos Olímplicos. Depois do século V haviam professores de escrita e leitura, mas somente os filhos de pais que viviam na polis podiam frequentar. Haviam aulas em salas, mas também o aprendizado no convívio social, em palestras, banquetes ou na Ágora. Na era Helenística regularizaram a educação dos 7 aos 19 anos com aulas de ginástica à astronomia, música à retórica.

- O Iluminismo fez a ciência ser a grande produtora da verdade e a escola se tornou o templo do conhecimento. Ao contrário da Idade Média onde a Igreja era responsável pela produção do saber e para se ter acesso aos livros um homem deveria entrar para o seminário.

- No início da formação do Brasil a educação era tarefa dos Jesuítas que pretendiam expandir suas doutrinas e credos ao povo pagão que ocupava as Terras Brasilis. Era necessário reconhecer para adorar.

- Já o ensino técnico nasceu da necessidade de treinar o cidadão comum para a Primeira Guerra Mundial. Nessa época os homens aprendiam como operar um telégrafo, por exemplo. Com o final da guerra, o ensino técnico teve a importante tarefa de reinserir os tais soldados no mercado de trabalho.

- Países desenvolvidos como os Estados Unidos aceitam que a criança tenha uma educação formal em casa (homeschooling) que é proporcionada pelos pais ou tutores. As razões para esse tipo de ensino são: a insatisfação com o ensino público e privado, o medo do ambiente escolar ou de imposições religiosas e morais pela escola.

E você, o que pensa sobre o assunto?


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Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra por ai.

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