março 31, 2015

Django livre, o filme que mostra a escravidão no sul dos Estados Unidos

Dicas do Sul dos Estados Unidos

Django Livre, filme de 2012

11. Filme de Tarantino sobre a época escravocrata americana  (leia os outros tópicos aqui)

Escrito por Quentin Tarantino o filme conta a história de Django, um escravo que encontra a liberdade depois de trabalhar para um caçador de recompensas nos Estados Unidos.

Estrelado por  (Django) (dentista alemão Dr. King Schultz) (Calvin Candie) e Kerry Washington (Broomhilda) a película estilo faroeste americano começa quando Django é encontrado pelo caçador de recompensas Dr. Schultz. O alemão é um ex-dentista que está em busca de 3 homens procurados pela justiça americana.

Cartaz "Procurados, mortos ou vivos"

A tarefa de Django é ajudá-lo na identificação dos homens e em troca receberá a merecida liberdade. No decorrer da caçada, o alemão se identifica com a história de vida do escravo e a separação da esposa, uma escrava que fala alemão fluente.

A dupla captura o trio e uns outros bandidos enquanto a amizade entre eles se fortalece. Durante o inverno a pareceria se consolida em meio às aulas de tiro que o tímido ex-escravo tem com o experiente caçador de recompensas. Esse treinamento também vai garantir  o sucesso de ambos na busca da doce e amada Broomhilda. 

Broomhilda Von Shaft

Eles saem em busca de Broomhilda, começando pelo local onde, aparentemente ela parece ter sido comprada pela última vez. A cidade é Greenville, no Mississipi (não na Carolina do Sul) e era o maior mercado de escravos da época. Era onde ela estava vivendo, se é que pode-se dizer...

O filme estilo faroeste de 125 minutos foi escrito por Tarantino e lançado em 2012. A integração entre as cenas que fazem duras críticas à época, o humor inteligente e o hiper-realismo gera uma combinação ideal para a tarde de sábado. Lembre-se de limpar o sangue que vai escorrer da TV principalmente na cena onde Django encontra, na esperança da reconstrução de sua família, o auge de seu heroísmo. 

"Termine o serviço"- ele diz para o escavo vencedor da luta.

Quase esqueço de falar que o Leonardo de Caprio aparece em mais um daqueles papéis de milionário excêntrico. Dessa vez ele é o feroz dono de Candieland, uma das maiores plantações da região. Adepto das lutas entre escravos que normalmente terminam com a brutal morte do perdedor.

Curiosidade: Django é uma ficção levemente inspirada na história de um "homem da lei" e ex-escravo que viveu no início dos anos 1800 no sul dos Estados Unidos. Bass Reeves nasceu escravo no estado de Arkansa em 1832 e desde cedo chamou a atenção por suas habilidades. Devido a grande aptidão para a montaria e tiro, tornou-se guarda costas de seu senhor e por isso serviu na Guerra dos Confederados ao lado dele. Depois de obter a liberdade, Bass trabalhou como delegado de polícia para sustentar sua esposa e família no Mississipi.

Bass Reeves, o verdadeiro Django.



Quer ver mais coisas do sul dos Estados Unidos? Veja outra tradições sulistas.


O que você precisa saber para economizar nas compras nos Estados Unidos.

House of Cards, ou seria House of Peaches?


Modernidades americanas e porque elas não funcionam no Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.