março 20, 2015

O galo


Mandei concretar parte do meu quintal para distanciar um pouco mais a casa do mato. Tive dó de eliminar o pé de limão capeta. Então fiquei dona de um limoeiro pela metade, pois o galho que relou no muro teve de ser serrado.

O pedreiro que concretou, e murou o novo espaço, muito experiente no ofício, fez um declivezinho no chão, e um buraco no muro para a água da chuva passar. Ficou perfeito.

Porque uso limão na cozinha para refresco, remédio, tempero e coisa e tal, pelo menos uma vez por dia vou apanhar limão. Eu cutuco o limão com o gancho de uma varinha ajeitada para essa finalidade. O limão cai, rola no declive do concreto e some por onde deveria passar só enxurrada. Se eu for buscar o tal, tenho de trocar meu calçado por outro de andar na terra, poeira, ou barro. Daí, tendo de fazer uma manobra rápida de puxar o limão com o gancho da varinha, e segurá-lo antes de ir pro ralo... Bati a testa no tronco da árvore. Doeu e inchou.

À noite ia acontecer a festa de aniversário do meu cunhado, fui pentear o cabelo e escondi com uma franja o cocuruto da testa. Achando que ‘tava tudo bem, lá fui eu.

Foi um tal de elogiarem meu novo penteado e os sobrinhos fazendo a seguinte observação:

_ Ficou rejuvenescida de franjinha tia!

Tive de explicar para o de dois anos e mostrar o “dodói” na testa. A turma aproveitou para gritar:

_ Galooooooo!

Ainda não sei por que um cocuruto na testa é chamado de galo, mas sei que vou colocar um desvio para os limões derrubados por mim não fugirem mais.



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.