março 19, 2015

Exame detecta a ingestão acidental de glúten.

iVYLISA GIP

Em fevereiro foi apresentado ao mercado um teste capaz de detectar se você está seguindo a dieta sem glúten de maneira correta. Sabe quando você não tem certeza se anda comendo glúten em alimentos que não deveriam conter esta proteína? Ou quando tem um filho que é celíaco, mas assintomático? Pois esse teste vai responder esta pergunta e outras dúvidas dos celíacos e sensíveis ao glúten.

Esse é o primeiro método que permite detectar o consumo de glúten por parte dos pacientes celíacos. O teste Ivylisa Gip que é comercializado pelo laboratório Labco está sendo chamado de Gluten Detect (detector de glúten) e pretende identificar os casos de ingestão acidental de glúten ou quando o celíaco não está seguindo corretamente a dieta sem glúten. 

O produto é proeza da Dra. Carolina Sousa e seu grupo de estudos da Universidade de Sevilha na Espanha. Ela que é vice presidente da Sociedade Espanhola da Doença Celíaca está à frente na preocupação em monitorar a dieta sem glúten já que 90% dos pacientes celíacos demonstram sintomas na mesma semana que ingerem glúten por acidente (ou não). 

Os principais fatores que levaram o grupo a desenvolver o teste foram:
* A dificuldade em excluir uma proteína que está presente em muitos, muitos alimentos que nem imaginamos.

* Entre os 30% de celíacos que seguem a dieta sem glúten, 45% deles (1 em cada 10) continua apresentando danos intestinais mesmo depois de um ano sem a ingestão de glúten (pelo menos pensam que não estão ingerindo).

* A importância para o médico em saber se o paciente está mesmo seguindo a dieta e em caso negativo, orientar cooperando para a melhora do quadro clínico.

O teste que vai permitir, entre outras coisas, a detecção da doença delíaca refratária vai também reduzir as complicações derivadas da doença. Entre elas os linfomas, infertilidade, abortos, sobrepeso, baixo crescimento em crianças, deficiências nutricionais, osteopenia, neuropatias e as demais consequências de uma mucosa intestinal anormal.

Assim esperamos!


Outros posts interessantes para você.

Uma piada sem glúten.



--
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemento ou começar a fazer qualquer tratamento diferente do que foi passado por ele. Por favor, use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.