fevereiro 10, 2015

Contaminação cruzada

A contaminação cruzada é um termo que nasceu por causa de maus hábitos em laboratórios de pesquisa científica ao manipular os materiais biológicos. O termo originalmente se refere a uma célula externa, geralmente de mamíferos que foi introduzida por acaso em uma cultura de células vivas tornando-se parte dela e alterando totalmente o propósito do estudo.

Se só os ratos de laboratório tivessem pelos estaria tudo certo, mas não é assim que funciona. Leveduras, bactérias e outros invasores também entram no jogo tornando tudo muito incerto. Por exemplo, uma célula intrusa pode sim estragar todo o experimento e colocar por terra o dinheiro investido numa importante pesquisa. 

Um total de 15% das pesquisas é descartada nos Estados Unidos por contaminação ou má identificação de materiais. No Brasil eu não sei, ninguém sai... ops, ninguém sabe.

Mas eu sei que o nome migrou para os processos das indústrias alimentícias que vivem nessa Era das Alergias e Sensibilidades Alimentares. Então agora chamamos de contaminação cruzada um alimento que foi feito em máquina que processa também outros tipos de alimentos.

A situação dessa foto é o terror de qualquer pessoa alérgica, encontrar um bisbilhoteiro no pacote de outro alimento. No caso ao lado, uma colega que tem alergia ao milho comprou esse pacote de sorgo para estourar como se fosse pipoca. Ironia do destino, mas olhando o copo de água pela metade como um copo quase cheio, ela ao menos viu o intrometido. Como assim? Seria pior se ela não encontrasse o milho e tivesse uma reação alérgica, não acha?

Quando o alimento foi preparado numa panela "contaminada" com leite ou trigo, como saber? Se você não acompanhou o preparo e não conhece a procedência dos artefatos... não tem como saber. Simples assim! Você tenta adivinhar puxando pela memória o que comeu no dia anterior, ou nos dias anteriores, torcendo para não ter sido ousado o suficiente para experimentar mais de um alimento diferente por dia. Ou você é super organizado e tem um Diário Alimentar com tudo o que comeu. O mais indicado é o segundo, para quem ficou na dúvida.

Porém existe algo muito bom no "mundo melhor" que é encontrar um escrito como esse que está na foto (em cima do endereço). Prepared in a dedicated gluten free facility, ou seja, foi preparado numa fábrica que não processa nada com glúten. Alegria de quem achou o palito de picolé premiado com o lançamento do iphone.

Quais as dicas para quem compra produtos especiais?

* Verificar sempre a procedência, qualidade da embalagem, local de estocagem, etc.

* Participar de grupos que tenham a mesma restrição alimentar para conhecer outros alimentos com possíveis contaminações sem passar pelo sufoco de ficar de exposta diretamente. Isso chama aprender com os erros dos outros e o Viva Sem Glúten é um grupo do facebook sobre o temido assunto.

* Ficar antenada aos lançamentos da marca. Exemplo, a paçoca não contém glúten, mas agora a marca criou uma linha de paçoca com aveia (que tem glúten). Sua água de coco preferida agora tem sabores diferentes que você não pode nem passar perto? Bandeira vermelha hasteada, ou seja, coma ou beba com atenção e anotando se sentiu algo diferente. Se sua sensibilidade é maior que a da média, fuja, corra para bem longe.

* Pesquisar sobre novos processos, nomes ou mudanças na legislação. Exemplo, há pouco tempo decidiram que o high fructose corn syrup (xarope de milho de alta frutose) não precisa ser especificado como tal. Pode só colocar frutose que tá bom. Outro? Aromatizantes, conservantes, corantes e todos esses nomes guarda-chuva que não explicam coisa nenhuma como eu falei aqui

Tem outras dicas? Socializa nos comentários que os alérgicos agradecem.


Outros textos para você.

Teste da qualidade do azeite de oliva, como fazer?





ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a inteção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.