fevereiro 17, 2015

O trigo moderno causa mais doenças do que se pensava.

Colheita do trigo no Egito.

Até hoje haviam poucos mecanismos que explicam como o grão de trigo ativa doenças e reações indesejados no corpo. Dois tipos de mecanismos eram conhecidos até a publicação dos resultados dessa pesquisa feita com 48 pacientes não celíacos com idade média de 41 anos que foi publicado pelo Journal of Experimental Medicine em dezembro de 2014.

No mecanismo mais conhecido, o glúten, uma proteína presente no trigo, desencadeia doenças autoimunes porque ativa anticorpos contra os tecidos do corpo humano. Neste caso temos a doença Celíaca e a confirmação é feita por exame de sangue, IgA ou IgG.

No segundo tipo que não é totalmente aceito ainda, o glúten causa permeabilidade intestinal porque danifica as células do intestino. Então essas células deixam de fazer a barreira natural às proteínas de alimentos ou às bactérias. Essas substâncias acabavam indo para a corrente sanguínea causando uma infinidade de sintomas. As sensibilidades alimentares não explicadas pelos testes de alergias estão incluídas neste caso, assim como o constante ataque por protozoários.

O primeiro é o mecanismo mais antigo e aceito pela comunidade médica. O segundo ainda é visto com desconfiança pela maioria dos médicos que tratam o problema com descaso e empurram para o campo psicológico. Ou você nunca ouviu algo do tipo, "Isso é depressão, toma um zoloft que passa".

Colheita do trigo moderno, variedade anão.

Este estudo é importante porque descobriu que existem vários tipos de moléculas no trigo. Uma delas, a ATIs (Alfa Amylase Trypsin Inhibitors) causa problemas diferentes dos que foram identificados até agora, os dois citados acima.

Tradicionalmente você tinha respostas IgA ou IgG do corpo. Agora sabe-se que a molécula ATI causa inflamação intestinal que pode levar à doença celíaca, mas também pode se manifestar fora do intestino. Traduzindo, a ATI pode causar reações somente fora do intestino, por exemplo no cérebro causando enxaquecas sem que você tenha nenhum desconforto intestinal.

Mais uma vez, através do ATI o glúten causa SIM doenças no corpo. Espero que esse estudo ajude os médicos mais descrentes no entendimento das manifestações do glúten que afetam diretamente a saúde dos seus pacientes. Um recado específico para aqueles que não tem o diagnóstico da doença celíaca, mas se sentem melhor na dieta sem glúten.

A conclusão do estudo foi assim escrita: "Este estudo destaca um novo mecanismo induzido pela proteína do trigo que provoca a secreção de CXCL10 nos pacientes não celíacos com Sensibilidade ao Glúten. Pela primeira vez, um estudo salienta que as proteínas do trigo desencadeiam um mecanismo inflamatório que depende da variedade do trigo consumido. Em outras palavras, é razoável supor que existem outras características inflamatórias do trigo, até então desconhecidas que são mais fortes nas variedades de trigo modernas se comparando com as espécies antigas do grão." Responses of peripheral blood mononucleated cells from non-celiac gluten sensitive patients to various cereal sources.

Uma fazendeira na plantação de trigo moderno (esquerda).
Compare com a plantação do trigo Einkorn (direita, verde).

Ou em português bem claro, o trigo moderno da variedade anão provoca mais secreção dessa ATI nas pessoas sensíveis podendo se manifestar no intestino ou em partes diversas do corpo.

Pessoa A não sensível e pessoa B sensível.
Um dos gráficos apresentado na pesquisa foi este ao lado onde a pessoa A não tem sensibilidade ao glúten e a pessoa B não é celíaca mas tem sensibilidade ao glúten. Ambas liberam CXCL10 quando comem grãos, mas a pessoa B (sensível) libera quase o triplo da substância quando come o trigo das variedades Manitoba ou Claudio (espécies anãs modernas). Em contato com as variedades Kamut e Senatore Capelli a pessoa sensível libera menor quantidade CXCL10, mas ainda é o dobro do que uma pessoa sem a sensibilidade. E o arroz faz o que no gráfico? Está aí como controle da pesquisa.

A espécie de trigo Manitoba é a muito usada nos Estados Unidos e Canadá e contém mais glúten que as demais. Claudio é uma qualidade em expansão na Europa e é um trigo tipo duro. Senatore Capelli é muito usada na fabricação de macarrão comum. Kamut é a variedade mais antiga se comparada à Manitoba ou Claudio. 


A pesquisa completa você acessa aqui.


Outros textos para você.

Os sintomas mais comuns da doença celíaca

Alergia, só que tem entende.

Coisas que acontecem quando você começa a dieta sem glúten


--
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemento ou começar a fazer qualquer tratamento diferente do que foi passado por ele. Por favor, use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Um comentário:

  1. Ola'! Parabens pelo seu blog. As informacoes contidas aqui sao muito valiosas.
    Depois de sofrer muito e ser diagnosticada com fibromialgia, eu encontrei melhoras na dieta sem gluten.
    Como nao sou celiaca e sim intolerante ao gluten, tive mais dificuldades para ser diagnosticada.
    Nao sei se conhece, mas tem um laboratorio no Texas que faz um exame de fezes onde e' possivel ser testada a intolerancia por varios tipos de proteinas. Eu fiz o teste, o qual revela os anticorpos no intestino e o resultado foi positivo para gluten.
    Nao ha' necessidade de ir ao Texas. Eles enviam o material de coleta com explicacoes detalhadas de como proceder para coletar as fezes e envia-las (overnight - da noite para o dia) ao laboratorio.
    O exame nao e' barato, mas valeu a pena cada centavo que gastei para obter o diagnostico correto e estar vivendo sem dores e com mais saude.
    O Laboratorio e' o "ENTEROLAB" e o exame que fiz e' o "Panel A + C: Comprehensive Gluten/Antigenic Food Sensitivity Stool Panel"
    Aqui esta' a pagina:

    https://www.enterolab.com/StaticPages/TestInfo.aspx

    ResponderExcluir

Leave your comments here.