janeiro 25, 2015

Os sintomas mais comuns da doença celíaca

Top 10 Symptoms of Celiac DiseaseEsqueça os tradicionais sintomas da doença celíaca como falou Dr. Alessio Fasano num vídeo que eu traduzi aqui. Agora um novo estudo que durou 15 anos e acompanhou 770 pacientes publicou seus achados no Jornal BMC Gastroenterology.

No estudo realizado no Hospital da cidade de Bolonha na Itália 97% dos pacientes tinham anticorpos IgA e anti-TG2 positivos, mas somente 79% apresentavam sintomas. O grupo era constituído de 3,5 mulheres para cada homem, com média de idade de 36 anos. Outro dado interessante é que somente 41,2% dos 770 pacientes foram diagnosticados nos primeiros 10 anos, ou seja, a doença só se manifestou no restante do grupo nos últimos 5 anos do estudo.

O resumo está ao lado para você comparar e traduzido aqui.
1. Perda óssea ou osteopenia em 52% dos pacientes
2. Anemia 34%
3. Problemas no fígado 29%
4. Diarréia 27%
5. Inchaço 20%
6. Aftas 18%
7. Síndrome do Intestino Irritável - SII 15%
8. Constipação 13%
9. Refluxo ácido 12%
10. Abortos expontâneos 12%

Os pesquisadores perceberam que 2/3 dos pacientes não tinham nenhum dos sintomas clássicos da doença celíaca. Alguns dos sintomas intestinais mais comum são inchaço, aftas, SII, constipação e refluxo. Mais comum ainda são os sintomas que ocorrem fora do trato intestinal como osteoporose, anemia, abortos, problemas no fígado, alergias, dores de cabeça, dores musculares e uma grande variedade de doenças autoimunes incluindo hipotireoidismo, dermatite hiperforme (problema na pele) e diabetes tipo 1.




Doença Celíaca não-reativa à dieta sem glúten

Um achado interessante do estudo diz que 85% seguia uma dieta sem glúten sendo que o resultado foi bom em 79% deles, ou seja 140 pacientes, mesmo seguindo a dieta não tinham boa recuperação. Esses casos são considerados não-reativos, não reajem à dieta e os motivos foram devido à uma dieta mal feita 40%, SII 20%, refluxo 15%, intolerância à lactose 12%, crescimento exagerado de bactérias 9% ou complicações como câncer 4%.

O estudo conclue que a doença celíaca se alterou com o passar dos anos, aumentaram o número de sintomas não clássicos e subclínicos.




Referência:
Umberto Volta, Giacomo Caio, Vincenzo, Stanghellini, and Roberto De Giorgio.  The changing clinical profile of celiac disease: a 15-year experience (1998-2012) in an Italian referral center.  BMC Gastroenterology 2014, 14:194


Outros posts que você vai curtir.

Coisas que acontecem quando você começa a dieta sem glúten

Quais são os alimentos que o corpo confunde com o trigo?

Por que não devemos viver só de massas?




--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a inteção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.