janeiro 09, 2015

Férias de verão

Olha aí a Beth fazendo uma caminhada matinal na praia.

Para a família mineira férias há de ser com a família. Preferencialmente numa praia. Aí junta todo mundo numa casa alugada, divide-se responsabilidades, despesas, tarefas e lá se vão eles. Todo mundo animado, feliz, com um mundo de expectativas.

Nos primeiros verões, não se imagina que o sol possa estar ausente, e a turma tenha que ficar dentro de casa vendo TV, e na hora de dormir... Um apoderar-se de uma manta na cama ao lado!

Depois do batismo ”pode ser que chova, pode ser que a temperatura caia” veranistas aprendem que para boas férias no litoral tem, sobretudo, de se levar a versatilidade. Então se usa a toalha de banho de cobertor, o guarda sol de guarda chuva, a água que vem do céu para encher a piscininha das crianças para logo mais, etc. e tal.

E se acabar o feijão cozido, o arroz torrado só para levar ao fogo e despejar água quente, e a carne congelada trazidos de casa... É chegada a hora de fazer revezamento de “chiefs”. Com jeito junta-se na lista dos que cozinharão de livre e espontânea vontade, aqueles que tentam escapar afirmando não saberem fazer este complicado cardápio.

_O que você sabe?  Macarronada? ‘Ta bom. Peixada? ‘Ta bom também. Qualquer outro prato que você saiba estará bom. A turma chega da praia faminta a ponto de se deliciar com o prato único feito com capricho. Não se preocupe, vai dar certo.

À tardinha, embora o relógio de pulso afirme ser noite, saem todos perfumados a passear na orla, visitar a feira de artesanato local, ouvir boa música, dançar, provar sorvetes de variadas cores e sabores. Se de repente armar temporal, existe um shopping bem perto dali.

Difícil mesmo é pegar desabastecimento de água potável na cidade escolhida para aproveitar férias. Aliás, em qualquer lugar do mundo que estivermos tal situação será terrível! Não se deseja nem para o pior inimigo!

A você que adora praia, desejo ÓTIMAS FÉRIAS!



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.