janeiro 01, 2015

Tireoide e 3 dicas para quem tem dificuldade em dormir.


Tá tendo dificuldades para dormir? Aqui vão 3 hipóteses para você pensar em possíveis causas e soluções. O foco do texto é uma glândula chamada tireóide que fica bem no seu pescoço, perto do pomo de Adão.

1) Tem insônia ou acorda logo após ter conseguido pegar no sono.
Esse problema é comum para quem tem problemas de tireóide e o motivo mais comum é ter também níveis altos de cortisol - exatamente o oposto que as glândulas adrenais deveriam produzir neste momento. Dentro de um funcionamento normal das adrenais, na hora de dormir seus níveis de cortisol deveriam ser baixos ou pelo menos no limite mais baixo do exame de saliva. Um dos sintomas é ficar acordado por horas antes de conseguir dormir a noite ou ainda acordar logo depois de uma ou duas horas após conseguir dormir.
Por que o cortisol fica alto? Geralmente é o resquício que ficou de quando você costumava a ter um cortisol alto o dia todo, mas agora o nível de cortisol caiu exceto na hora de dormir. Tudo pode acontecer por causa do hipotiroidismo (ou por estar usando medicamento inadequado para o seu caso, por exemplo T4 somente) ou ainda por causa do seu hipotireoidismo não ter sido diagnosticado antes (graças ao uso do exame de TSH somente #sarcasmo).
Outra causa é o cortisol baixo na hora de dormir (ou abaixo da média normal) que pode explicar a dificuldade de adormecer ou continuar dormindo à noite. O baixo cortisol parece que estimula uma alta de adrenalina e altera o resultado final no padrão do seu sono a noite. A solução? Primeiro faça o teste de saliva de 24 horas para ver se o cortisol está baixo ou alto, isso é recomendado pelos mais experientes com problemas da tireóide. Pensando nos problemas que isso pode trazer a você já que o cortisol medido no exame de sangue não dá uma boa resposta porque ele mede os dois tipos de cortisol combinados. Depois do teste de saliva confira os resultados com seu médico de confiança.
Para níveis de cortisol altos durante a noite muitos pacientes tem usado chá de ervas específicas para abaixar o cortisol. Beba o chá uma ou duas horas antes de dormir. Pode ser que precise fazer isso por várias semanas até começar a ter sono a noite.
Para o cortisol baixo (abaixo da média) alguns pacientes usam pequenas doses de córtex das adrenais. Outros fazem uso de sal marinho ou mel a noite que também ajuda a dormir. Adicionalmente se o seu cortisol está abaixo abaixo da média na hora de dormir é provável que ele também esteja baixo durante todo o dia, no caso o teste de saliva vai revelar. 

2) Acorda sempre perto das 3 ou 4 da manhã?
Se você acorda entre 3 ou 4 horas antes do horário que seu dia deveria começar, fique atento pois este é um forte sinal de baixo cortisol. Isso pode causar hipoglicemia (baixo acúcar no sangue) e depois força sua adrenalina a subir, fazendo você acordar antes da hora. Fique atento se também sentir trêmulo, instável ou com fome.

A solução? Além de tomar o cortisol na hora de dormir, se necessário, alguns pacientes dizem que se sentem melhor se comem carboidratos complexos antes de deitar. Pode ser pão integral se você não tem problema com glúten, queijo se você não tem problemas com leite, nozes/castanhas ou então as frutas não muito doces. Use a mesma estratégia quando acordar as 3 ou 4 da manhã, isso vai ajudar a aumentar o açúcar no sangue e você vai dormir melhor depois.

3) Acorda a noite toda sem nenhum padrão
Hora de verificar os hormônios sexuais porque eles também podem influenciar ou piorar seu hipotireoidismo porque afetam as adrenais.
Baixo estrogênio pode causar calores noturnos e acordar você. Um estudo intitulado Hormônios Sexuais, Sono e Temperatura em Mulheres na Menopausa mostrou que o baixos níveis de estradiol e altos níveis do hormônio luteinizante são intimamente ligados aos relatos de qualidade de sono.
Baixa progesterona também é famosa por causar insônia e ansiedade. Também pode causar apnéia (ou fazer você roncar, garota, ai já é demais!).
Especialmente em homens, a baixa testosterona pode afetar negativamente a qualidade do seu sono. Se você não tem uma boa quantidade de sono profundo não há tempo de terá como recuperar corpo nem mente.

 
Pequenas dicas:
  • Baixo nível de serotonina também gera insônia, além de depressão.
  • Cortisol alto também pode ser causado por uma virose chamada Lime ou pelo vírus Epstein Barr. Este último está adormecido em 95% dos adultos americanos, mas pode ser reativado a qualquer momento pelo estresse ou outras doenças.

Esse post foi traduzido do texto STTM para ajudar quem não entende inglês, mas precisa melhorar logo para continuar vivendo a vida.


Outros textos que você vai curtir.

Por que o hormônio da tireoide não resolve tudo sozinho?





--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
--
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemento ou começar a fazer qualquer tratamento diferente do que foi passado por ele. Por favor, use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.