junho 15, 2014

Por que o hormônio da tireoide não resolve tudo sozinho?

Só quem viu de perto sabe como são lindas e brasileiríssimas!


A má notícia é que não existe um jeito fácil de gerenciar os problemas da tireoide. Seja hipotireoidismo, hipertireoidismo, doença autoimune e, inclusive o hipotireoidismo Hashimoto. Entretanto aqui está uma lista de 10 coisas importantes para você entender e melhor controlar o que te faz mal.

A tradução é por minha conta e contêm uma grande parte do texto escrito por Dr. Kharrazian, DHSc, DC, MS, MNeuroSci no dia 14 de fevereiro deste ano. Então vamos aos 10 mais votados!

10. Reação autoimune com remédios

Muitos suplementos usam milho ou derivados de milho na formulação. (Vamos falar sério agora, pessoas queridas!) Eles contêm glúten e você vai precisar entender isso de uma vez por todas. Tenha certeza absoluta que os hormônios da tireoide que você toma não contêm glúten. Ou então você continuará tomando remédios que estimulam reações autoimunes no seu corpo.

9. Suplementos que reforçam a resposta autoimune

Suplementos podem ajudar ou atrapalhar indivíduos com doenças autoimunes, falando em problemas da tireoide. Isso depende da predominância do hormônio T de cada um. Se o TH-1 ou o TH-2 são dominantes, cada um vai ter uma reação diferente e não existe receita. Chá verde e açaí, por exemplo, dependerão dessa dominância. Se você não sabe como é seu corpo e continuar tomando o que não te faz bem, vai continuar estimulando respostas autoimunes. A autora do texto sugere ler o capítulo 3 do livro dela, Why Do I Still Have Thyroid Symptoms? (Por que eu continuo tendo sintomas de tireoidismo? - a tradução é minha mesmo). Ela promete mais informações e uma lista de suplementos e ervas para você avaliar.

8. Achar que a reposição hormonal faz tudo por você

Muitos pacientes com problemas da tireoide acreditam que descobrindo a melhor opção para repor os hormônios (versão natural ou a versão sintética bio-idêntica T3 ou T4) vão corrigir todos os sintomas que estão tendo. Infelizmente o Hipotireoidismo Hashimoto é uma doença autoimune complexa e a reposição desse hormônio é apenas uma parte desse grande quebra-cabeças. Entretanto, se você precisa de ajuda para aprender sobre as variações hormonais veja esse artigo que a autora recomenda. Which thyroid hormone is right for you? (Qual hormônio da tireoide é bom para você? - tradução livre também).

7. Estresse exagerado

Estresse emocional ativa o curso da doença autoimune que envolvem os mensageiros autoimunes e inflamatórios IL-6 e TH-17. Essa atividade toda acende uma luz de emergência no seu sistema imunológico. Relacionamentos não-saudáveis com marido/esposa, colegas de trabalho ou amigos acendem este sinal tanto quanto um clima organizacional ruim ou outros estilos de vida nocivos que tem o estresse crônico envolvido. Se você tem Hashimoto vai ser preciso criar um ambiente emocional estável para sua vida. Maus relacionamentos ou péssimos ambientes vão ser fatais para você.

6. Não tirar o glúten da dieta

Ou você come 100% sem glúten ou você não está livre do glúten. Oh boy, é a analogia da gravidez... Comer sem glúten só quando lhe convém não é fazer uma dieta livre de glúten. Se você ainda consome molhos com glúten, cerveja comum e comidas fritas no mesmo óleo que outras coisas enfarinhadas por exemplo, isso te expõe ao glúten. Se ainda não ficou claro, o glúten é o maior gatilho para os pacientes com a doença Hashimoto e muitos não melhoram mesmo quando estão 100% sem glúten.

5. Não evitando a contaminação cruzadas nos alimentos

Mesmo que a dieta sem glúten seja o melhor começo para a situação, se você ainda come alimentos que tem contaminação cruzada, você não vai se recuperar direito. A contaminação cruzada mais comum é a com o leite (caseína, que não é lactose, viu gente!), pois ele tem as cadeias de proteínas parecidas com a estrutura do glúten. Outros alimentos são arroz, milho, gergelim e aveia. O melhor a fazer se você tem Hashimoto, é evitar todos os grãos e fazer a dieta Paleo.
4. Ignorando a saúde do cérebro
O efeito colateral mais comum de que o cérebro está sendo atacado pela doença Hashimoto é a aceleração dos danos cerebrais. Lembra os do hipotireoidismo, quanto ao cansaço e a depressão. A autora do texto sugere fortemente que os pacientes virem especialistas em identificar e se comprometer com a saúde do próprio cérebro. As dicas estão no segundo livro dela Why Isn’t My Brain Working? (Por que meu cérebro não funciona? - tradução livre como todo o resto do texto)

3. Ignorando os picos de insulina

Picos de insulina depois de comer ou beber algo doce ou cheio de farinha (bebidas como café adoçado, sobremesas, macarrão ou arroz, pão, etc.) disparam o gatilho da atividade inflamatória do TH-17 que promove o sinal autoimune. Comer doces todos os dias ou comer demais promove picos de insulina, que podem ser identificados com sintomas como o sono ou desejo de comer açúcar logo depois de se alimentar. Se você tem esses sintomas depois de comer é sinal de que você não está gerenciando bem seus níveis de insulina e a resposta autoimune da Hashimoto vai cobrar isso de você depois.

2. Esquecendo de comer

Quando o nível de açúcar do sangue fica muito baixo o mensageiro inflamatório IL-6 cresce e promove aumento da resposta autoimune. Sintomas de baixo açúcar são fáceis de perceber entre as refeições ou quando você pula uma refeição. Eles incluem tremedeira, visão turva, mau humor, irritação e perda de algumas habilidades pessoais. Se você sente diferença da sua energia depois de comer, isso confirma que seu nível de açúcar estava baixo. Quando seu nível de açúcar está estável a única coisa que vai sentir depois de comer é que não está mais com fome. Pular o café da manhã e outras refeições todos os dias vai agravar sua resposta autoimune e ligar os tais sinais luminosos.

1. Atitude passiva

Pacientes passivos não questionam nem desafiam seus médicos. Se você tem Hashimoto e é um paciente passivo daqueles que não procura saber da própria saúde você talvez não fique tão bem quanto alguém que procura entender o que tem. O modelo convencional de paciente é aquele que somente pretende abaixar o nível de TSH com qualquer remédio que foi receitado pelo médico. Depois disso não há nada mais que possa ser oferecido, além de ir uma vez por ano verificar esse valor. Sabemos que toma tempo e demanda energia, mas os pacientes que querem se sentir melhor precisam arregaçar as mangas e entender as várias faces da Hashimoto neles próprios. Quanto mais você souber, mais chance terá de gerenciar com sucesso sua saúde.

Ficou interessado no texto e quer saber mais? Vá beber na fonte, Blog sobre Hashimoto, hipotireoidismo, saúde do cérebro.


Mais sobre alergias, coisas sem glúten e piadas sem glúten?


--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.