março 26, 2015

A enzima DPP-IV funciona mesmo?


Já é possível encontrar em lojas do Brasil a enzima que estão chamando de DPP-IV. O nome de desses produtos é GlutenEase (referência ao easy - fácil) e as dúvidas estão repondidas aqui.

O produto faz o mesmo processo da enzima lactase?
Se você pensar que o glúten é um colar de pérolas, essa enzima chamada de dipeptil peptidase IV facilita a quebra desse colar separando as moléculas para facilitar a digestão do glúten (proteína do trigo) e da caseína, a proteína do leite e derivados. Lembrando que os alimentos que mais contém glúten são o trigo, cevada, centeio.

A enzima funciona mesmo? Serve para celíacos?
Funciona muito bem para quem tem a Sensibilidade ao Glúten não Celíaca, mas não funciona para quem é celíaco. O fato dessa enzima ajudar na separação das moléculas do glúten não faz com que o seu corpo pare com a produção de anticorpos. Lembrando que esse é o princípio da doença celíaca, os anticorpos, em contato com o trigo eles vão continuar destruindo seu organismo.


Absorção e assimilação das proteínas do leite e do trigo no corpo humano.

Como usar? Preciso tomar todos os dias?
Olha, já até ouvi dizerem que alguns estão usando diariamente, mas só posso dizer o que eu faço. Tomo uma cápsula logo antes da primeira grafada, colherada ou mordida de alguma coisa que vou comer fora de casa, no restaurante ou na casa de amigos. Isso acontece quando acho que o alimento pode estar contaminado. Porque se eu tiver certeza de contaminação eu nem vou comer, não é mesmo?

Outras informações interessantes sobre o produto que eu já usei e funciona!

A enzima DPP-IV é normalmente produzida pelas células do intestino e é essencial para a quebra do aminoácido prolina que está presente no glúten e na caseína. Essas proteínas são alergênicas e difíceis de serem quebradas. Isso implica em graves reações para quem tem problema com glúten ou leite (falando da caseína, a proteína). 

Todas as seqüências de gliadina contém prolina que também são conhecidos agonistas dos receptores opióides. Estes receptores mediam ou exacerbam os sintomas neurocomportamentais em pessoas com transtornos do espectro do autista. Interessantemente, os estudos intestinais mostram uma atividade anomal e baixa da DPP-IV em crianças e adultos com a doença celíaca.

Além disso, pessoas com autismo produzem anticorpos contra DPP-IV, ou seja não tem muito dessa enzima circulando pelo corpo. A suplementação com a DPP-IV pode assim, ter grande valor na redução dos níveis de peptídeos prolina no trato intestinal.

Interessou? Pode ter algum para você comprar aqui... ops, não pode mais, o governo brasileiro não permite. Então tá.


Outros posts para você.

Os sintomas mais comuns da doença celíaca




--
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemento ou começar a fazer qualquer tratamento diferente do que foi passado por ele. Por favor, use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.