novembro 02, 2016

Quanto pagar de gorjeta nos Estados Unidos?

Jantando no Craft Bar, o restaurante do chefe Tom Colicchio do programa de TV Top Chef. 

Essa é uma dúvida comum entre os brasileiros que passam férias por aqui. Indo direto ao ponto, a gorjeta americana seja em restaurantes, cabeleireiros ou em táxis começa nos 15%. Neste post vou falar exclusivamente dos restaurantes.

Quanto deve ser a gorjeta no restaurante americano?

15% se o serviço foi bom - good ou GD
18% se o serviço foi ótimo - great ou GRT
20% se o serviço foi excelente - excelent ou EXL

"Nós gentilmente providenciamos para você o seguinte ranking para ajudar você a determinar o valor da grojeta."
E se quiser pode pagar mais que 22% também! hahaha

Good - É quando o garçom não deixou vocês esperando muito tempo para completar o refil dos copos. Voltou uma ou duas vezes na mesa para perguntar como estava a comida e se precisavam de alguma coisa.

Great - É quando tudo foi ótimo, você pediu uma substituição e eles conseguiram fazer direitinho. O garçom voltou várias vezes para ver se estava tudo bem, não deixou copos vazios e ofereceu caixinhas para levar as batatas fritas sobreviventes para casa.

Excelent - É aquele serviço perfeito. A sugestão do garçom foi ótima, o vinho adequado, a gentileza do serviço, o pedido especial de comida preparada especialmente para alguém com alergia ou sensibilidade, tudo mesmo!

Outros exemplos, o restaurante à esquerda já sugere que você pague à partir de 18%. 

Se comparado com o Brasil, em geral os restaurantes tem um preço mais baixo por isso o acréscimo da gorjeta faz toda a diferença no salário dos garçons. Um exemplo é o restaurate italiano Olive Garden onde você come salada ou toma sopa com pães à vontade e come uma massa à sua escolha por uns 7 dólares, sem imposto (de 6% a 8%). Pelo mesmo preço e qualidade você não come a mesma quantidade no Brasil, não Senhor.

Outras dicas de sobrevivência:

* Dê uma olhada no final da conta para ver os valores indicados, assim não precisa calcular a porcentagem. Basta somar ao valor da conta. (veja as fotos acima)

* Quando estiver em grupo avise o garçom que a conta vai ser separada desde o pedido. Ou seja, avise que serão 3 contas, 3 checkings, por exemplo. Sendo assim você faz o pedido por etapas. Primeiro o casalzinho da ponta pede e fala que vai ser uma conta, o casal com filho vai ser outra conta e você vai pagar a sua separado. Isso facilita infinitamente e ninguém se sente injustiçado de ter que pagar pela taça de vinho do colega. =) Fizemos isso na viagem com um grupo de 10 pessoas à NYC e foi tudo de bom!

* Não deixar gorjeta é algo muito ruim, interpretado também como falta de educação da parte do consumidor. Só faça isso se realmente tiver um péssimo serviço, se te tratarem mal ou servir algo estragado. Algo que justificaria não deixar gorjeta seria quando trouxeram tudo errado, não quiseram trocar seu prato e ainda te cobraram como se nada tivesse acontecido. Vou dizer que em 6 anos aqui eu nunca vi nada parecido.

* Alguns garçons escrevem Thank you! na conta para receber uma caixinha melhor.

Avalie o serviço, quem sabe ele merece os 20%?

* O refil de água no seu copo é normal em todos os restaurantes e você não paga por ela. Essa é a água comum que vem do filtro mesmo, mas se quiser algo especial tipo mineral de garrafinha precisa pedir pela marca. Isso só os restaurantes mais chiques ou naqueles que tem refrigerador self-service.

* Não quer que encham mais o seu copo? Simples, pare de beber e deixe o copo cheio. Algumas pessoas se incomodam com o  garçom completando o copo meio vazio, mas se você continuar bebendo o garçom, por obrigação do serviço dele, vai continuar completando.

* As porções são gigantes e você não consegue comer tudo? Simplesmente peça uma caixinha, box, para levar para casa ou hotel. No Brasil isso é feio, mas aqui não é. Como as pessoas praticamente não cozinham é um valioso complemento do lanche da tarde ou jantar.

* O refil de refrigerante é mais comum nos restaurantes de cadeia, chain, tipo KFC, Hard Rock Cafe e Chipotle. O refrigerante livre na máquina é comum em restaurantes mais baratos onde o garçom foi substituído pela máquina, MC Donalds, Wendys e afins.


E você, tem alguma dica para nós? Mande pelos comentários.


Outros posts que você vai curtir.

Preenchendo o formulário de entrada nos Estados Unidos

2 comentários:

  1. Acho que já estou pronta para residir nos EUA, pois tinha dúvidas sobre o copo de meio litro de água e gelo colocado a frente do meu prato; o pedido de pouca pimenta, e a gorjeta final.

    ResponderExcluir

Leave your comments here.