novembro 21, 2016

Suas alergias alimentares estão te engordando! parte 2

Esse é mais ou menos o título do livro que acabei de ler, em tradução livre seria Suas alergias alimentares ocultas estão te engordando - Como perder peso e ganhar anos de vitalidade. Your hidden food allergies are making you fat - How to lose weight and gain years of vitality, por M. D. Rudy Rivera e Roger Davis Deutsch.

A capa do livro e o teste que deu origem ao estudo sobre sensibilidades.

Veja os primeiros capítulos aqui.

Algumas explicações preliminares:

1. Não pretendo nesse post substituir a leitura nem fazer um resumo do livro. Vou apenas deixar registrado algumas notas pessoais que podem interessar e gerar futuros leitores.

2. Esse livro foi escrito com intuito de você descobrir as suas sensibilidades alimentares para perder peso naturalmente com saúde, mas eu achei as ideias nele contidas vão muito além do emagrecimento. Propõe uma mudança de abordagem para prevenir as doenças de hoje.

3. O livro foi escrito com base no teste ALCAT, ou seja, é uma ferramenta de venda do mesmo. Ainda assim,  pensei que as ideias são úteis.

Sem mais, vamos à próxima parte.

O Capítulo 3 fala sobre pesquisas sobre saúde e obesidade, a praga da nossa geração.

Novas esperanças para os gordinhos: num estudo em Houston (*3) com 50 participantes obesos com outras comordidades eles viram que depois de eliminar os devidos alimentos perderam peso e gordura. Eles ainda ganharam músculos, coisa que não aconteceu nos grupos de controle nas mesmas 4 semanas. 

Alimentos comuns podem sabotar sua saúde: mau absorção de alimentos, binge e metabolismo desregulado são problemas causados por um sistema imunológico que luta contra o invasor. Este pode ser tanto uma bactéria, um vírus ou o seu café da manhã. Ao retirar esse intruso, o sistema digestivo se ajusta e volta a funcionar eliminando gordura, neutralizando os desejos. Segundo a Dr. Kaats algumas pessoas não têm coceiras ou reações anafiláticas, mas tem um aumento do apetite e de desejo por comidas calóricas que geram obesidade.

Intolerâncias alimentares: avanços em diagnósticos e tratamento: se você tem uma criança com infecções constantes, no ouvido ou por exemplo com déficit de atenção e o médico diz "tome uma aspirina", "durma mais", "isso é coisa da sua cabeça", você não está sozinho.

Prescrição de remédios: devemos dizer "não"?: remédios nem sempre resolvem o problema, principalmente quando as crianças com infecção de ouvido não respondem aos antibióticos. Médicos buscam drogas ainda mais fortes e elas destroem ainda mais as bactérias do intestinos.

A cura é pior que a doença?: o que dizer da Ritalina, o remédio mais receitado atualmente para crianças? Uma droga viciante que afeta o comportamento, mas que tem sim um efeito desejável. Assim como a aspirina que, além do benefícios conhecidos com o tempo destrói a barreira intestinal fazendo minúsculos sangramentos que se ligam a intolerâncias alimentares.



Capítulo 4 fala do caminho da ciência na intolerância alimentar que passa pelo sistema imunológico na luta contra invasores do corpo humano. A Dr. Loren Cordain lembra que todas as doenças autoimunes são desenvolvidas na interação de genes e exposição aos fatores ambientais que podem ser os alimentos que ingerimos. É claro para ela que qualquer infecção crônica pode levar a destruição de células, órgãos, tecidos, mas também o DNA.

Dois ramos principais do sistema imunológico: o termo alergia foi inventado em 1906 pelo austríaco von Pirquet e quer dizer reação alterada. O sistema imunológico adaptativo é ligado às alergias ou reações imediatas, enquanto o sistema inato àquelas mais demoradas, as sensibilidades.

Testes para sensibilidades ou intolerâncias: o diagnóstico é mais complicado porque os anticorpos IgE não estão envolvidos, nem os mastócitos. Neste caso um subtipo de células imunológicas estão envolvidas, os fagócitos e elas não se localizam na pele. Este é o motivo dos exames de sangue e de pele serem imprecisos.

Fatores que contribuem para as toxinas passarem pela barreira intestinal causando todo o tipo de problemas são: 1. intestinos super permeáveis (síndrome do intestino permeável); 2. sistema de desintoxicação deficiente; 3. predisposição genética a um alimento específico, por exemplo os asiáticos e a lactose.

Neste ponto eles explicam como o teste foi idealizado e como ele funciona. Apesar de eu ter achado muito interessante não conseguiria descrever como deveria neste post.

O capítulo 5 tem o foco no sobrepeso dos americanos e como os remédios não tem diminuído o problema. As dietas também só funcionam, mas não no longo prazo então a melhor recomendação para os casos de "iô-iô" é  descobrir as intolerâncias alimentares.

A serotonina me fez fazer isso: basicamente você tem desejo de chocolate de noite porque de manhã você comeu alguma coisa que te deu uma reação alérgica. Esse alimento esgotou o depósito de serotonina no seu sistema (hum, isso agora fez muito sentido, heim) e agora seu corpo precisa de algo para repor o estoque. 

Uma pesquisa de 2002 feita com mulheres pela Chocolate Manufactures Association demonstrou que: 1. chocolate faz 52% das mulheres felizes; 2. para 46% o chocolate é estimulante; 3. depois de comerem chocolate 35% se sente melhor; 4. pelo menos uma vez por semana 65% delas come chocolate ou doces; 5. outras 15% assumiram comer chocolate todo dia. Interessante notar que elas estão se automedicando em algum sentido.

Sim, sensibilidades alimentares podem fazer você engordar mesmo que faça exercícios regulares ou dieta. Eliminar as comidas que te dão reação alérgica vai diminuir seus desejos e naturalmente te levar ao emagrecimento. Simplesmente dizer que a pessoa com sobrepeso não tem força de vontade insulta a inteligência do paciente e do médico.

Comer tem limites: alguns só param de comer quando o prato está vazio, outros comem muito de tudo e todos pensam que o organismo deles consegue digerir tudo numa boa. Aqui eles falam sobre aquelas dicas de avó, coma porções apropriadas, coma devagar, mastigue bem, pergunte-se "ainda estou com fome?" se a resposta for não, pare de comer.


Alergias e intolerâncias alimentares comuns.

Alimentos, no final das contas são remédios: as drogas que conhecemos são derivadas de alimentos, mesmo que sejam muito processadas industrialmente. Assim como reagimos a algumas drogas, reagimos aos alimentos e eles também iniciam reações químicas em nossos corpos. Se a nossa comida não foi totalmente digerida, maiores são as chances de passarem pelas paredes do intestino fazendo com que o sistema imunológico seja ativado.

Quem é aquele homem mascarado?: a natureza crônica das reações alérgicas tardias fazem com que seja mais difícil identificá-las, mas esse teste funciona diferente facilitando a identificação dos agressores. Alguns exemplos de ação dos mascarados são: fadiga, rinite e sinusite, artrite, depressão, colite e déficit de atenção e praticamente qualquer outro sintoma ou doença.

Capítulo 6 é para os iô-iôs e a explicação sobre seus efeitos. A maioria dos alimentos que estimulam a produção de serotonina também aumentam a produção insulina e os resultados são: 1. diminuem o açúcar no sangue que em níveis muito baixos fazem você sentir fome ou desmaiar; 2. fazem as células de gordura estocar ainda mais gordura; 3. porque você está usando açúcar para gerar energia e não precisa da gordura; 4. vão produzir protaglandinas que são inflamatórios e alergênicos.

Se ser um iô-iô é ruim, por que não ficar gordo?: porque aumenta riscos de várias doenças e você já sabe disso, simples assim!

Pirâmide alimentar, quem inventou isso mesmo?: fato é, ela não está nos ajudando a perder peso. Então que tal esquecermos dela? Além do mais, hoje nosso corpo parece mais uma pirâmide, vai ver essa era a ideia. 

Familiaridade leva ao desprezo: vamos dizer que você tem alergia a um alimento que come todos os dias. Essa reação vai se espalhar por tecidos, você vai inchar e seus órgão vão ficar mais lentos. A parede do intestino vai inchar, você pode ter cólicas, refluxo, diarreia, dor de estômago. Pode ser que você tenha sinusite, enxaqueca, dor de cabeça, erupções cutâneas e artrite até considerar que sua comida pode fazer parte do problema. No final seu sistema imunológico vai estar comprometido bem como a capacidade de absorver nutrientes. O que fazer? Pare de comer o que te faz mal!

*3 - Columbia / HCA Medical Center's Sports Medicine and Performance Center e Baylor Medical College, 1995.


Introducão, capítulo 1 e 2 aqui.
Capítulos 7 e 8 aqui.
Capítulos 9 e 10 aqui.

Capítulos 11 e 12 aqui.
Capítulos 13 e 14 aqui.


Livro: Your hidden food allergies are making you fat - How to lose weight and gain years of vitality, by Rudy Rivera M. D., and Roger Davis Deutsch. Revised edition, copyright 2002, ISBN 0-7615-3760-0, Second Edition, New York.


Outros posts que você vai gostar.



Quer saber mais sobre o sul dos Estados Unidos? Veja aqui.


Leia sobre Ouro Preto e seu artesanato aqui no Caderno de Perguntas da Amanda.

Leia lindos Contos diretos de Minas Gerais aqui nos Contos da Beth


--
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemento ou começar a fazer qualquer tratamento diferente do que foi passado por ele. Por favor, use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.