setembro 09, 2015

Não use roupas brancas depois do dia do trabalho.

Dicas do Sul dos Estados Unidos

Não use roupa branca no inverno americano.
E como faz no Ano Novo? Volte à primeira frase!

  
15. Não usar roupa branca depois do Labor Day, dia do trabalho (veja o tópico 14 aqui).

Primeiro é preciso explicar que os americanos não seguem o mesmo calendário que o Brasil no que diz respeito ao Dia do Trabalho. Apesar da história do dia primeiro de maio de 1886 ter acontecido nas ruas de Chicago, o Dia do Trabalho aqui é comemorado na primeira segunda-feira do mês de setembro.

Poucos dias antes do início de setembro são boas chances de você escutar a frase: "você não deve usar roupas brancas depois do Dia do Trabalho." Não use roupas brancas entre o Labor Day (começo de setembro) e o Memorial Day (final de maio).  Algumas suposições sobre a origem dessa história você lê aqui.

Uma das explicações práticas é lá do início do século 20 (1910) quando as pessoas fugiam do calor do verão indo para a praia. Nas casas de veraneio elas haviam deixado todas as roupas claras, porque faz todo o sentido usar roupas leves nesses lugares. Por outro lado acabavam deixando o guarda-roupas repleto de peças escuras na cidade, nos centros urbanos.

Outra história conta que antes da invenção do aquecimento elétrico usava-se carvão para manter a temperatura das casas. Nesta época, somente os homens usavam camisas brancas, pois era coisas difícil de se manter limpa, já que no inverno as camisas ficavam cheias de foligem preta. Por isso, nada de roupa branca nos meses de inverno.

O esclarecimento tipo “sociedade de classes” vem do século 19 (1880) quando o uso do ferro de passar roupas elétrico foi difundido pelas casas americanas. Nesta época, as socialites decidiram criar regras para saberem rapidamente quem não fazia parte da alta sociedade. Porque as roupas amassadas eram facilmente identificadas, essas mulheres então inventaram várias regrinhas de moda com as quais identificariam quem era clásse média em ascessão.

Jaqueta masculina da Betabrand estilo espacial da Nasa.

A perspectiva fashion fala que as revistas de moda, tipo Vogue foram as que reforçaram o conceito de que roupas claras são perfeitas para o verão, mas não combinam tanto com as chuvas do outono. Eu mesma notei que nessa época chove praticamente todos os dias e ninguém vai querer ficar molhado com uma roupa branca a não ser que esteja num programa de TV que lhe pague por isso.

Hoje em dia as regras de moda são mais flexíveis, bem mais... mas como falei lá no início, neste ano de 2015 ainda é possível ouvir pessoas explicando o não uso de roupas brancas no inverno americano. Mas e se for uma super produção fashionista? Com um tecido high tech apropriado ao clima e tudo mais? Pode se justicável se for uma produção fashion ou se você for um astronauta ou artista, vai saber.

Enquanto isso, para algumas ocasiões, seja no Brasil ou nos States, ainda valem as máximas de não usar branco. Num casamento, por exemplo, a não ser que você seja a noiva. Também  nada de roupas brancas na chuva porque como dizia minha vó, “isso é dar a maior rata (gafe)”.


Role o cursor para baixo para ler outros posts sobre as tradições do sul americano aqui.

A história da camiseta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.