julho 10, 2014

Sabe quando e quanto dar de gorjeta nos Estados Unidos?


Alguns lugares são óbvios, outros nem tanto por isso é bom entender quando e quanto pagar de gorjeta no país do Tio Sam. Por falar nisso, alguns dizem que tip (gorjeta em inglês) quer dizer to ensure performance, mas não tem nada a ver. Tip é uma palavra que foi usada pela primeira vez nos anos 1700 para dizer que alguém deu um pouco dinheiro para outra pessoa por um serviço.

Restaurantes ou bares

Assim como no Brasil, alguns garçons e garçonetes só conseguem um bom salário graças às gorjetas. Diferente é o valor e, ao contrário do Brasil, este valor não vem acrescido na nota. Então é bom saber que em qualquer restaurante de qualquer cidade americana onde você sentar e for atendido por alguém que anota seu pedido você deve deixar de 15 a 20%. Se gratificar o atendente com apenas 10% você corre o risco do graçom te perguntar (bem alto como só os americanos sabem fazer) "Por que você só me deu 10%? Por acaso você foi mal atendido? Me fale o que fiz de errado para eu corrigir ou me desculpar!"

Táxi

Aqui a história também é outra, existe gorjeta para motoristas de táxis em muitas cidades americanas. Nova Iorque é uma delas e se não quiser ser praguejado para toda a eternidade, pague novamente de 10 a 15%. Se na hora de pagar com cartão, você se confundir e apertar o botão errado, "no tips" (sem gorjeta) seja rápido, peça desculpas, faça as contas e entregue em dinheiro. Nada de carregar maldição através dos oceanos.

Ah, se tiver malas, aquelas gigantes que nós brasileiros costumamos carregar para todos os lados, você deve pagar até um dólar extra por mala (caso não seja especificado). 

Cabeleireiro ou manicure

Se gostou pague 15%, se ficou muito satisfeita pague 20%. Menos que um dólar é considerado ofensivo a não ser que tenha sido feito um péssimo trabalho. Se for o caso, não elogie, fale o que está errado mostrando total insatisfação, mas cuidado ou terá que deixar ele(a) consertar o erro. Então vale argumentar fortemente sobre porquê não deixá-lo(a) encostar a mão nas suas madeixas.

Outra pessoa lavou seu cabelo? Dê 1 ou 2 dólares para ele(a) também. 

Hotéis

Para o porteiro é de "bom tom" dar uns 5 dólares, principalmente se ele te ajuda com as malas. O valet do estacionamento recebe uns 2 dólares, mas lembre-se se pagar a cada vez porque se você paga só no final da estadia, somente um deles vai receber.

Clubes, cassinos e teatros

Alguns lugares são famosos por terem boas gratificações para quem não quer sentar em um lugar melhor. Vamos lá, tire o escorpião do bolso e pague os merecidos 20 dólares, caso contrário você corre o risco de ficar atrás da pilastra.

Delivery

Está com preguiça de ir buscar uma pizza na esquina? Faça o pedido, mas lembre-se de deixar algo em torno de 1, 5 ou 10 dólares dependendo do tamanho e do que foi entregue.

Conhece outros lugares onde precisamos deixar gorjeta por aqui?


Outros textos do assunto?

Corte de cabelo em estilo brasileiro, sim senhor.

Seu cabelo precisa de um milagre? Aussie faz!

Aussie milagre em 3 minutos X Frizz-Ease John Frieda

--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.

Um comentário:

Leave your comments here.