agosto 17, 2015

Você encontra quiabo nos Estados Unidos!

Dicas do Sul dos Estados Unidos

Quiabo fresquinho, produção local e familiar.

14. Quiabo fresquinho é fácil de achar nos Estados Unidos (veja o tópico 13 aqui)

Não há como ter certeza da origem do quiabo, mas dizem que apareceu primeiro em algum lugar do continente Africano. A melhor hipótese é de que foi cultivado na Etiópia pelos egípcios, eles costumavam comer o fruto e usar as sementes torradas para fazer uma bebida similar ao café.

Ainda menos provável é saber de quando a iguaria chegou nos Estados Unidos, mas a maioria dos estudiosos suspeita que foi lá pelos idos de 1700. A história mais contada é de que chegando à Louisiana, os escravos do oeste da África mostraram o vegetal para aos creoles, assim chamados os mulatos descendentes de europeus e negros. Sendo assim, os escravos ensinaram como incorporar o alimento nas sopas e também como fazê-lo no vapor ou refogado. Desde então o quiabo, okra em inglês, virou parte da culinária sulista.

Quiabos ao lado do squash que é um tipo de abobrinha que a gente só encontra aqui no sul dos Estados Unidos.

Para minha surpresa, hoje em dia é bem fácil achar este fruto na América, principalmente pelo sul do país nos mercados e feiras livres. Aqui na Carolina do Sul ele é parte da culinária tradicional, de raiz e já falei de uma das receitas preferidas aqui, o quiabo frito à milanesa, a pipoca do sul.

Agora, no final de verão estamos no auge da estação do quiabo e foi por isso que encontrei uma cesta cheia desses verdinhos numa propriedade rural que vejo quando vou à cidade vizinha. Essa era a colheita do dia de um pequeno fazendeiro local e, como observou uma leitora do blog, só faltou o frango caipira. Detalhe, aqui isso não existe e eles não sabem o que estão perdendo!

E você, conhece outros alimentos os escravos trouxeram para os Estados Unidos?

Quiabo refogado, delícia, quase sem baba... hahaha.

Quer ver mais coisas do sul dos Estados Unidos? Veja outras tradições sulistas.

Vale a pena comer alimentos orgânicos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.