Esta palavra caiu em desuso nas cidades populosas onde foi substituída pelo “almojanta” ou simplesmente lanche domingueiro.
Ajantarado é uma refeição intermediária entre o almoço e o jantar. Substanciosa, servida quentinha no prato, substitui o jantar, elimina o café da tarde, diminuindo o serviço na cozinha, pois domingo não é dia de trabalho, e ‘tá todo mundo em casa!
Cada família faz o ajantarado à sua maneira. Enquanto algumas dobram as porções do almoço para que sobrem, outras preferem cozer uma receita só, que agrade a todos, e possa reuni-los à tardinha.
Mais interessante fica o ajantarado, em família ou com amigos, se é dia de decisão de campeonato de futebol. Tanto faz se o jogo é dos times locais, ou de países longínquos e desconhecidos.
Onde existe o hábito de se reunir, o ajantarado do domingo ainda pode ser uma boa escolha.
E para os que não se importam com decisões esportivas, uma boa prosa, ou música caem muito bem quando se serve o ajantarado.
Há de ficar na lembrança para sempre!
--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leave your comments here.