outubro 02, 2015

Ajantarado

Homenagem da Beth ao Casarão do Milton Xavier de Carvalho.

Esta palavra caiu em desuso nas cidades populosas onde foi substituída pelo “almojanta” ou simplesmente lanche domingueiro.

Ajantarado é uma refeição intermediária entre o almoço e o jantar. Substanciosa, servida quentinha no prato, substitui o jantar, elimina o café da tarde, diminuindo o serviço na cozinha, pois domingo não é dia de trabalho, e ‘tá todo mundo em casa!

Cada família faz o ajantarado à sua maneira. Enquanto algumas dobram as porções do almoço para que sobrem, outras preferem cozer uma receita só, que agrade a todos, e possa reuni-los à tardinha.

Mais interessante fica o ajantarado, em família ou com amigos, se é dia de decisão de campeonato de futebol. Tanto faz se o jogo é dos times locais, ou de países longínquos e desconhecidos.

Onde existe o hábito de se reunir, o ajantarado do domingo ainda pode ser uma boa escolha.

E para os que não se importam com decisões esportivas, uma boa prosa, ou música caem muito bem quando se serve o ajantarado.

Há de ficar na lembrança para sempre!



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.