outubro 19, 2015

Você já ouviu falar sobre o Vital Brazil?

Vital Brazil Mineiro da Campanha (sim, seu nome era exatamente esse) 1865 — 1950 foi um renomado brasileiro médico, cientista e grande pesquisador nas áreas de biomedicina, sanitarismo e imunologia nascido em Campanha – Minas Gerais.


Localizada na Rua Vital Brazil, 45, centro, na cidade de Campanha -MG, a casa onde ele viveu sua infância se tornou o Museu Vital Brazil. Lá podemos encontrar fatos, fotos, histórias e objetos que fizeram parte da vida desse médico cientista que trouxe tanta honra para nosso país.

Estudou medicina no Rio de Janeiro, trabalhou em inúmeras pesquisas na área da saúde pública e descobriu a especificidade do soro antiofídico – onde ganhou reconhecimento mundial - e ainda soros contra doença de tétano e picadas de aranha e de escorpião. Foi quem criou o Instituto Butantan em parceria com o Governo de São Paulo e o Instituto Vital Brazil no Rio de Janeiro.

Observação: Naquela época, inúmeras pessoas morriam por conta de picadas de animais peçonhentos, o país ainda estava sendo desbravado e as pessoas com estudo/formação eram poucas.

No sentido horário: espécies de cobras variadas, capa do livro que o filho do Vital Brazil escreveu sobre o pai, cartaz instruindo como apanhar a cobra e colocá-la na caixa de madeira, cartaz informativo sobre os tipos venenosos e não venenosos de cobras e a mesa de escritório usada pelo Vital Brazil.

Além de ter contribuído com o desenvolvimento da medicina, Vital Brazil se preocupou e trabalhou em prol de uma maior divulgação de informações que poderiam salvar vidas, principalmente nas áreas rurais – onde era menor a acessibilidade às informações - por exemplo: como proceder em caso de picadas de animais peçonhentos ou como apanhar tais animais. Também inventou a caixa de madeira simples para colocar as cobras capturadas pelos fazendeiros e criou uma das primeiras escolas que alfabetizavam crianças durante o dia e adultos de noite.

Vale a pena conferir esse museu e essa história, uma inspiração para nós brasileiros e mineiros.
  
Para você que é de longe e gostaria de passear pelo museu virtualmente, existe esse vídeo feito por um visitante disponibilizado no youtube.



Mais posts da Amanda você vê aqui.


--
Amanda é estudante de Filosofia e mora em Ouro Preto – MG. Lança no mundo um olhar contemplativo e é por isso que pode trocar informações e curiosidades sobre tudo o que gosta e experimenta: ideias, arte, saúde, ética, estética, e o principal: pessoas, além de lugares e natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.