outubro 09, 2015

Novelas

Cenas do cotidiano, cenas de novelas.

O Brasil exporta novelas, que fazem o maior sucesso em vários pontos do mundo.

Quem as faz insiste na afirmação:

_ Uma boa novela não precisa exatamente de semelhanças com a realidade. Aliás, é melhor que não tenha mesmo muitos pontos de identificação com o real. Assim o público alvo se entretém mais. A novela cheia de episódios fantasiosos, pessoas fantásticas, amores impossíveis, fortunas indescritíveis, etc. e tal, são as que alcançam maior audiência na atualidade.

Nos outros países também tem novelas, e noveleiros. Não se trata de exclusividade, nem invenção nossa isso de ir desenvolvendo um romance em capítulos diários na TV principalmente. Atrair um público fiel é outra arte. Garantia de sucesso... só depois dos primeiros capítulos rodados. E para manter o interesse até o final há de se manter em segredo o desfecho.

Nada fácil fazer novelas.

A fórmula infalível ainda dependerá do contexto. Segue um pequeno exemplo:

Minha comadre detestava novelas de qualquer tipo. Achava-as maçantes. 

Acompanhava noticiários em várias emissoras diferentes desde as dezoito até a hora de ser vencida pelo sono. Daí as notícias ficaram variando de ruins a péssimas, e ela, Lucíola, começou a seguir uma novela estrangeira. Olha que a novela já estava bem começada, e com ajuda do you tube, ela entendeu direitinho, conseguindo acompanhar o enredo. Quando a TV fez propaganda do título do próximo folhetim Lucíola assustou-se: _ Já?

Aquela novela conseguiu cativar minha comadre, surpreendendo as pessoas noveleiras da sua convivência. Indagada Lucíola não se fez de rogada para fazer breve análise do seu ponto de vista:

- A história foi acontecendo num crescente contínuo de conflitos e soluções.

- Ao entrar o habilidoso vilão, conseguiu ocupar importante espaço na vida dos protagonistas principais.

- A novela se desenvolveu cheia de disse me disse até que o personagem menos provável de desmascarar o vilão... desmascarou-o! E não foi necessário gente boa virar assassino; são virar psicopata; honesto virar ladrão; fiel virar traidor, nem nada que deixasse dúvida sobre o interesse comercial do romance sobrepor-se à capacidade de entendimento do público.

- Tudo isso entremeado de trilha sonora de excelente qualidade, belas paisagens, cenários internos combinando com os personagens, coerência de guarda roupas, respeito à cultura, e mais alguns detalhes. Impossível nomeá-los todos...

- Possível sim de deixar um palpite da atriz principal dessa novela de que me faço porta voz:

_ Num futuro próximo, novela na TV será interativa!




--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.