julho 29, 2015

Quer saber como funciona o marketing americano básico?

Cupom de desconto e cartão fidelidade. Leia mais sobre cupons aqui.

Aprendendo sobre marketing e fidelização de clientes nos Estados Unidos, cada dia um pouquinho.

Fomos no pet shop comprar a comida do gatinho fofinho que coabita a nossa morada. Ofereceram um cartão fidelidade ia nos proporcionar 20% de desconto imediato, acumular pontos, receber eventuais descontos e avisos de promoções (1). Aceitamos e fizemos um rápido cadastro na loja, quer dizer, falamos número de telefone para a pessoa no caixa (2). Na mesma hora recebemos esse pedacinho de plástico com o nome da loja e um código de barras para pendurar no chaveiro (à direita na foto, Petco) (3)Depois de uns dias, uma semana para ser exata, chegou em casa um cartão promocional no valor de 4 dólares para comprar mais comida para o fofinho (4).

Esse é o fofinho. Visite minha fanpage.

Vamos aos detalhes do assunto:

1. Esse cartão possibilita à loja rastrear as compras que fiz para saber por exemplo qual é o meu padrão de consumo. Esse é o motivo de muitos americanos não fazerem cartões de fidelidade, não querem ter a privacidade invadida. Mas vou te dizer que dá para fazer o mesmo pelo número do cartão que você usou.

2. Em casa você preenche o restante das informações pelo site, se quiser. Ou continua usando somente o telefone. Se esquecer de levar o cartão na próxima compra, você pode falar seu número telefone que funciona igual. 

3. Esse cartão é pequeno e você vai encontrar pessoas econômicas, mas principalmente desencanadas carregando uma penca deles no chaveiro. Gente que prefere economizar já que as lojas e o governo monitoram as informações que querem, quando querem não perguntando se você concorda ou não. Aqui e no Brasil, tudo igual!

4. Eles verificaram pela minha nota fiscal a marca do produto que levei para casa e mandaram a promoção da mesma marca. O pacote custou 15 dólares (sem impostos), mas agora posso comprar outro por 11, descontão!


Quer conhecer outras tradições dos Estados Unidos? Veja aqui.

As grandes economias mundias, números que fazem pensar.

Um comentário:

  1. Amei a fanpage!!!! Não tenho facebook, mas curti um pouco mesmo assim. Muito lindo o seu fofinho! E gostei do post.
    Abraços,
    Marília

    ResponderExcluir

Leave your comments here.