julho 31, 2015

Marimbondos

Tá vendo essa mancha preta na árvore? São eles, os marimbondos.
Ninguém se aventurou a chegar mais perto para tirar a foto.
E o cactus no primeiro plano? Pitaias cor-de-rosa ou branca.

Dona Ione foi capinar o quintal da Dona Bete e descobriu no tronco da laranjeira da Terra um enxame de marimbondos migrantes. No momento que eles voavam rodeando a árvore ela baixava a cabeça quase a relar no chão, pois é baixinha. 

Prosseguiu o serviço até onde foi possível, e alertou a patroa:

_ São perigosos. Não deixe as crianças virem para cá. Minha avó faleceu depois de ter sido atacada por uns desses, há vinte anos.

A proprietária do terreno não sabia se estava mais assustada, que decepcionada. 

Havia contratado o serviço da melhor capinadeira da região, que tirava o mato com a raiz, para durante as férias seus sobrinhos terem mais espaço, e se divertirem a valer! E agora, com a constatação da chegada dos marimbondos pretos azulados, tinha dois problemas sérios.

O terceiro problema descobriu em seguida:

Nas imediações ninguém queria se arriscar na empreitada: pegar um bambu bem longo, e à noite acender uma tocha na ponta e virar o exterminador no escuro.

Parecia que a lei ali era: cada qual que trate de eliminar seus próprios marimbondos, embora Dona Bete insistisse não serem seus aqueles bichos atemorizadores.

Então ela foi deixando os dias passarem, observando da varanda, com binóculo, se iam embora, e... Nada. Certa manhã percebeu uma parede cinzenta se erguendo em volta da mancha negra do tronco da laranjeira da Terra. Os danados tinham gostado do lugar resolvendo ali se estabelecerem.

Se assim é que assim seja resolveu Dona Bete “A Marimbondeira”.

Deixou-os em paz, e em paz ficou.

Outras fotos da morada dos marimbondos no quintal da Beth.

...
Com a chegada de visitas importantes na casa, Beth optou pela seguinte estratégia "iliminamarimbondu". Duas latas com um pingo de gasolina em cada. À noite colocou-as próximas à árvore "atacada" e acendeu as "bombas". Como eles estavam protegendo a casa, no momento do ESTOURO os bichos voaram em outra direção. Daí o mais corajoso da casa foi com um bambu que tinha uma tocha na extremidade e queimou os resíduos da CAIXA DE MARIMBONDOS!

Até o presente momento sumiram todos.
...
Novela encerrada.

Estratégia "iliminamarimbondu".



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.