junho 24, 2015

Uma dica de design e o Google na China


Lá estava eu trocando dicas com uma colega que também é designer têxtil e trabalha na China. Ela me ensinou sobre um ligamento mais interessante para o padrão que eu trabalhava e eu fui mostrar para ela como achar o raport, ou um desenho mais definido para o pattern que ela ia fazer. A conversa se desenvolveu assim:

_ Já que estamos trabalhando no mesmo projeto, você encontrou (na internet) essa imagem original que o designer cliente mandou como inspiração para o próximo tecido? Eu queria ver em uma definição melhor para entender o que ele quer. - eu falei

_ Como assim achar imagens? - colega 

_ Essa eu não encontrei, mas o processo é fácil quando a imagem já apareceu em algum lugar da internet. Você scaneia ou corta o detalhe que quer pesquisar, depois vem aqui ó... (google imagens)... continuei.
_ ...puxa a imagem do explorer, por exemplo e solta. Se não funcionar puxando, porque alguns computadores não funcionam desse jeito, você pode "procurar por imagem". Aí você busca a photo que está salva no seu computador. - eu mostrando para ela.
_ UAU! - minha colega exclama feliz.
_ Então ele (o Google) vai procurar em todos os lugares do mundo e encontrando algo, mesmo que semelhante vai aparecer aqui. Coisa de poucos segundos dependendo da sua conexão. Você ainda pode escrever alguma descrição adicional para o caso dele achar coisas "nada a ver" ou coisas demais. - continuei.

_ (silêncio) - minha colega.

_ Viu, já encontrou! Agora eu posso ver outros ângulos, o desenho completo, de onde veio, quem fez... - eu, toda satisfeita.



_ Ainda vai ter imagens visualmente similares, ou seja, imagens com o mesmo DNA, idea, as mesmas cores, um formato parecido, etc. - eu continuo.


Foi quando a surpresa que estava estampada no rosto dela se transformou numa expressão que eu, siceramente não consegui ler. Até que ela respondeu, perguntando:

_ Mas você sabe que não temos Google na China, né? - falou em tom desamparado.

E foi quando eu assumi um expressão parecida à dela. Até ouvi uma breve explicação sobre o fato.

_ Na China nós achamos que se o governo não quer que a gente use (ou veja) é porque não deve ser mesmo uma coisa boa para nós. - falou minha colega, dessa vez me silenciando de vez.

E foi assim fiquei com meus comentários, como posso dizer... censurados.



Quer saber o que mais foi publicado sobre a China no blog?

Seu Jeans foi feito na China?



Um comentário:

  1. Nossa... é a mais pura verdade! E o exemplo dado aqui, no Brasil, pelo PT, é a China. Daí para pior...

    ResponderExcluir

Leave your comments here.