junho 26, 2015

Visita familiar em Joinville, Santa Catarina


E lá fui eu para Joinville em Santa Catarina.

Na passagem de ônibus fiz o X no termo ”visita familiar” respondendo à pergunta da pesquisa: motivo da viagem.

O grande número de parentes dá-me oportunidade de conhecer muitos lugares interessantes só na “visita familiar”. Também essas visitas proporcionam-me as outras chances indagadas no bilhete como:

_ Tratar da saúde; Fazer turismo; Estudar ou trabalhar...

Achei longe, mas não chegou a ser cansativo o percurso de Minas até Santa Catarina. Gostei do aspecto da cidade: intercalada de áreas verdes; trânsito organizado; ciclistas por todo lado; maior número de casas que altas edificações.

O cemitério sim é vertical! Mais despojado e ecológico.

O cemitério tem vagas, mas ninguém está interessado em ocupá-las, com razão.

Joinville tem o mesmo nome da cidade francesa onde o tal príncipe teve sua origem. Por isso, “cidade feliz” é também conhecida como “Cidade dos Príncipes”.

No princípio Joinville foi dada de dote pelo imperador ao príncipe que se casou com sua princesa. No meio da história, foi negociada para fixar uma colônia alemã no estado de Santa Catarina com finalidade de povoá-lo. 

Até o dia em que lá estive, nos finalmentes, conheci uma grande e progressista Joinville! 

Encantei-me com sua população cordial, com a infraestrutura da cidade, suas casas em estilo enxaimel, com a variedade de hortifrutigranjeiros encontrados no comércio local e tudo o mais que tive oportunidade de conhecer.

Fomos ao banho de mar na praia do Hervino, passear no Zoobotânico, conhecer a feira de artesanato da Rua do Príncipe... Conheci tipos populares, gente interessante e gostei da receptividade joinvilense!

No dia das compras vi muitas novidades, belos objetos de arte e decoração; e principalmente variedade de roupas boas com preços acessíveis.

Quis visitar o interior do Centreventos Bolshoi, mas só tive mesmo oportunidade de ver a quadra poliesportiva onde estava rolando a bola. 

As demais dependências estavam fechadas.

Saborear pastel com sorvete na lanchonete Rio da Prata foi surpreendente. Ali o freguês escolhe o recheio do seu pastel feito na hora, numa lista variadíssima, e ainda opta pelo sorvete que acompanha o lanche. Quem achou que o sorvete vinha dentro do pastel frito no óleo fervente... errou. Rá, rá, rá...

Parque Zoobotânico em Joinville.

Praia do Hervino, amanhecendo em Joinville.



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.