junho 05, 2015

Um cachorro

Maia, uma linda street dog.

Sô Jonjon monta o cavalo e sai a caminho da roça. Esquecendo-se de antes de ir embora fechar o portão do alpendre, percebe estar sendo seguido. 

Olhou para trás e viu o Montanha no mesmo ritmo do andar da montaria.

Volta Sô Jonjon para casa, apeia, adentra e nada do cão segui-lo. Nem chamando pelo nome, Montanha sai da sua posição de assentado em frente ao portão. Parece conhecer o velho truque do dono que não deseja sua companhia na roça. Com muito custo e uma oferta de um tasco de carne, o cachorro acessa o quintal pelo portãozinho, e sô Jonjon sai e o tranca bem trancado. Enquanto o cão ouve o trote da cavalgadura se indo, uiva que nem lobo em noite enluarada. Num instante, o som dos cascos some, o cachorro esquece, e na falta do que fazer, deita-se, dorme e tem sonhos de cão.

De outra feita Montanha entediado de ter de permanecer no quintal o dia todo, resolve dar umas voltas pela cidade. Ao retornar não achou tão fácil abrir o portão e ficou ali fora sentado. O moço da casa vizinha destrancou, e trancou novamente a entrada para o cachorro, que se mostrava sedento e cansado. Daí em diante, em qualquer apuro ou eventualidade Montanha fazia barulho na porta da casa do seu novo amigo. É que seu dono tinha arrumado outro serviço e ficava mais tempo fora.

Algumas vezes quando sô Jonjon ia para a roça, deixava o cachorro acompanha-lo, mas ultimamente Montanha demonstrava muito cansaço. 

O jeito foi arrumar um burrico para leva-lo. E num é que o cão pulava pra cima da sela e ia sentado?

Acredite se quiser!



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.