abril 01, 2015

Censura na internet, como é isso?


Tantos debates sobre o assunto que achei melhor legendar um vídeo que fala sobre o supra sumo da censura na internet, a China.


O que eles censuram?

Tudo que fale mal, ameace ou pareça que vai falar mal do governo ou do Partido Comunista Chinês. Informações culturais, também. Religião, sim eles censuram! Pornografia, online e a impressa, desde 1949. A imprensa ocidental, sim. A busca do Google? também!

Mas por quê?

Ora bolas, porque todas essas coisas ameaçam a supremacia do governo que é o partido. Somente o partido, que é o governo, prevalesce e pode predominar na vida de quem mora no país. Nada diferente do que interessa ao governo deve ser ouvido, visto ou lido. Só o Partido pode ser adorado, reverenciado.

O que os chineses pensam disso tudo?

A maioria acha que se o governo não quer que eles vejam essas coisas do ocidente é porque elas devem ser mesmo muito ruins. Ponto final, sem futuros questionamentos.

História

Aconteceu com uma amiga que foi numa reunião lá na China... Logo que chegou resolveu mandar email contando aos apreensivos famíliares as novidades, as diferenças culturais que havia visto. Afinal aquela era a primeira viagem para além mares. Depois de algumas horas e vários outros emails percebeu que um emailzinho permanecia na caixa de saída. Era o que contava as coisas que havia visto. Falava sobre quase tudo, de bom e ruim. Contava das bela flores da primavera, da gentileza dos chineses, mas também falava dos banheiros que ainda mantém o estilo do buraco no chão, da água que parecia suja e por isso tinha que escovar os dentes com água de garrafinha (que não é mineral natural como no Brasil). Então ela perguntou para um colega que morava lá há mais tempo e ouviu a seguinte resposta: "Ah, você precisa tirar essas partes, que falam mal, senão seu email não vai sair da caixa de envio". Dito e feito. Tirou todas as partes ruins e... atualizando... email enviado!

O que você tem a ver com isso?

Não sei, mas achei que seria interessante ter essas histórias em mente.


Outros textos para você.

Sem perder a noção da realidade




2 comentários:

  1. Anônimo2/4/15 14:02

    Oi Isabela! Este post me fez lembrar de uma candidata brasileira que se diz comunista... mas está gozando o feriado adivinha onde????? Nos EUA! Basta ver o facebook dela... E como todos os que tenho visto por aqui, eles defendem o comunismo e o socialismo (este último é um passo para o primeiro), para o povo. Na vida privada, são capitalistas ao máximo! Como o Lula - que defende distribuição de renda enquanto a riqueza dele e a de seus comparsas multiplicam por milhões!
    Abraços,
    Marília

    ResponderExcluir
  2. Pois é Marília, nada como ser comunista para os outros enquanto usa agasalho Adidas (Fidel Castro) e voa de jatinho com a família para fazer compras em Miami. Esse é o grande engodo, viva a Caixa Mágica da Esquerda!!

    ResponderExcluir

Leave your comments here.