fevereiro 06, 2017

O que comer numa dieta restrita tipo AIP, Protocolo Autoimune ou Paleo

Vou colocar aqui umas imagens para ajudar e, ao mesmo tempo, responder uma pergunta recorrente... "Afinal, o que come uma pessoa que precisa seguir uma dieta dessas?"

A dieta em questão pode ser a AIP (Protocolo Autoimune), a Paleolítica (Paleo), uma dieta de baixos carboidratos (low carb) ou até mesmo uma dieta de restrição por questões de doença ou alergia. No caso é uma dieta customizada para as minhas necessidades que em outras palavras significa simplesmente evitar o que me faz mal e comer mais do que ajuda na recuperação de sintomas.

Então vamos lá...

Enquanto os colegas se esbaldavam com o pão de queijo recheado com lingüiça no Copacabana Palace... Eu esperei o prato principal, e único que eu comeria. Para compensar eles capricharam na apresentação e na sobremesa. (tomate não é AIP)

Por duas vezes as opções de ingredientes para fazer o meu prato eram tão mirradas que o cozinheiro colocou uma flor para eu comer. Será que ele ficou com pena?

No America só dava para pedir um prato, filé e legumes grelhados. (berinjela não é AIP)

Enquanto pessoas normais pedem a opção de cima, macarrão enfeitado, bolo de chocolate com creme e sorvete. Você pede a opção saudável, ou o mais próximo possível, porque nessa altura um quindim açucarado não vai fazer tanto mal assim.

Em casa as opção não são tão floridas, nem tão arrumadas, mas mantém o padrão de qualidade e de segurança.

À esquerda, maçã verde, couve de bruxelas, abacate, salada verde e cenoura - opção vegan. À direita, fígado de frango, tomate, salada verde e batata. (tomate de novo, não é AIP)

À esquerda, tomate, salmão, abobrinha amarela (squash) e salada de espinafre. No meio, cenoura, couve-flor, bacalhau, brócolis e aspargos. À esquerda, salada verde, ovo mexido e couve-flor grelada.

À esquerda, batata roxa (nunca vi no Brasil, mas também não é AIP), almôdega de carne com shiitake e azeitona, abobrinha italiana e salada de rúcula. No meio, tomate, salada verde, escalopes, abobrinha e couve de bruxelas. À direita, arroz (não é AIP), batata doce, almôndega, couve de bruxelas, salada de rúcula, couve de bruxelas e maçã verde.

Em Nova Iorque, enquanto o pessoal comia coisas italianas (macarrão com mexilhões) eu esnobava na salada Cobb desconstruída. (pepino não é AIP) A parte boa foi a sorveteria que tinha opções sem leite e sem glúten. Aí sim!

Em outra viagem, enquanto o pessoal namorava as opções da esquerda, eu estava  feliz da vida com o meu lanchinho colorido.

Vale voltar no America para comer o mesmo de ontem? Vale sim, produção!

Frutas! Elas serão eternas companheiras, no trabalho, em casa, nas viagens.





Peraí, o que esse biscoito está fazendo do lado do coco? Alarme falso, era da amiga e estava ali só compondo a foto.
Você pode trocar o café da manhã francês pelo americano. Siga o lema "na América faça como os ____________". (complete a frase, mas lembre-se que nem todo o bacon no EUA é AIP)

Carnes, ou melhor, aquele momento que você não pode se dar ao luxo de deixar de comer o animalzinho. Filé com mandioca e saladinha de enfeite embaixo à esquerda. Filé esturricado com fritas e vagem à direita.


Carne com legumes de todos os tipos. Em sentido horário, filé com brócolis, cenoura e couve-flor; filé com cogumelo e umas lascas de cenoura que eu cheguei a perguntar se não ia fazer falta; filé com vagem, cenoura e brócolis; frango grelhado com abobrinha, brócolis e cenoura; palmito batatinha e uma carne que eu não consego mais identificar; finalmente o salmão com vagem, squash que é abobrinha amarela americana, pimentão, abobrinha e cebola roxa.

Salada mista funciona, às vezes nem tanto. Afinal, o que faz esse pão intrometido aí na foto? Pois é, o cozinheiro precisa fazer tudo de novo, pois eu pedi sem pão. Alface americana, cranberry, nozes, maçã verde e outras folhas verdes; à direita temos blueberries, mais folhas sendo que algumas são roxas, maçã verde e vermelha, uva passa e nozes.


Salada com uma opção de grelhado e ainda bem que camarão não é problema! Em sentido horário começando de cima, folhas, tomate e camarão; truta com crosta de ervas finas, folhas, aspargo, alcachofra e morango; camarão, folhas, tomatinho minguado, broto de cogumelo; salada de rúcula com camarão grelhado e a salada de rúcula só tem isso mesmo; camarão, abacate, tomate e salada de folhas verdes com alface americana; camarão, folhas, tomate e cenoura, mas o molho a gente não come, viu?

Captou a mensagem? De vez em quando vale substituir a farinha de trigo por outra farinha, mas falando de adulto para adulto consciente, o conceito não é esse. A ideia básica é restaurar e recuperar o corpo de um problema, de uma doença ou alergia. Neste caso, um monte de farinha de milho transgênico com açúcar não trará muita alegria para o seu organismo e sendo assim, não sei para você. Eu sei que para mim não adianta.

Então deixe seu comentário com receitas e resultados abaixo. Vamos trocar figurinhas.


Outros posts que você vai gostar.

Suas alergias alimentares estão te engordando! parte 1


8 comentários:

  1. Palheta de guitarra é fruta ou legume?

    ResponderExcluir
  2. Há vegetais que vc diz que não são. AIP, mas os médicos ou autores de livros que tenho lido dizem que são. Quais são suas fontes de informação? Estou começando e procurando consensos pra fazer um cardápio. Bj

    ResponderExcluir
  3. Há vegetais que vc diz que não são. AIP, mas os médicos ou autores de livros que tenho lido dizem que são. Quais são suas fontes de informação? Estou começando e procurando consensos pra fazer um cardápio. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, autores diferentes vão defender essa ou aquela variação da dieta. A dieta AIP que eu segui por um bom tempo não permite "nightshades", plantas que crescem à noite, como se diz no Brasil. São esses os vegetais que você está falando? Berinjela, tomate, pepino, pimentão, pimentas e batata por exemplo? Eles contêm alcaloides e outras coisas que agravam inflamação em algumas pessoas. MAS preciso enfatizar que cada um é diferente, por isso reintroduzir os alimentos aos poucos. O tomate é uma fruta que eu amo e não me faz mal, por exemplo. Quem eu sigo?? O cara que inventou a dieta AIP, Dr. Loren Cordain! Ele fala para cortar laticínios, nozes (castanhas), sementes (grãos), nightshades e ovos. Será que você não está confundindo AIP com dieta Paleolítica, Paleo na qual pode comer batata e tals?

      Excluir
    2. Lembrei de outra coisa, o médico também pediu para eu cortar açúcar (que os EUA é feito de milho) e cafeína (chá verde). Chorava todo dia, quase morri!!

      Excluir
    3. Isabela consegui ficar somente 15 dias na dieta mas eu realmente preciso muito conseguir fazê-la.
      Só não tenho ideia de como! É muito limitante e difícil no dia-a-dia.

      Excluir
    4. Eu sei como é, estou tentando fazer novamente e não tenho conseguido... estamos juntas nessa. =**

      Excluir

Leave your comments here.