fevereiro 26, 2018

O que pode entrar nos Estados Unidos em relação aos alimentos?


Toda semana várias pessoas me perguntam sobre o que pode ou não pode entrar nos Estados Unidos. São brasileiras que têm restrições alimentares, família com bebê de colo, ou simplesmente viajantes que acham que vão sentir saudade da comidinha lá de casa.

Dessa vez falei com a Fernanda que vem com o marido e os filhos morar no sul dos Estados Unidos - saiba quais estados são considerados do sul neste post aqui. Vou compartilhar aqui a nossa conversa para ajudar outras pessoas.

Ela fez várias perguntas, mas vamos comer o elefante aos bifes, que é como dizem lá em SP.

- Flocão pode? Flocão é farinha de milho. Sendo um produto básico para produção de várias coisas no país, o milho tem a entrada proibida nos Estados Unidos. Isso porque ele pode trazer pragas ou doenças para as plantações daqui. Euzinha não arriscaria trazer a farinha, mas isso sou eu, né gente. Deixaria para comprar a farinha no site da Amazon.com, ou no ebay, ou até num mercadinho mexicano próximo de casa.



- Tapioca granulada pode? Essa também entra na parte dos farináceos, mas ela pode. Só lembrando que tapioca tem aos montes por aqui, de todo tipo. Às vezes é encontrada em mercados americanos perto das mercadorias saudáveis. Tapioca pearl que é a do tipo bolinha para fazer sagu também se encontra fácil, ou ainda nas lojas asiáticas.

-  Mel pode, mel natural pode. MAS eu já encontro o mel brasileiro no Whole Foods que fica do ladinho de casa, ou seja, não preciso mais trazer. Apesar de que eu continuo trazendo... haha. Afinal nada se compara ao mel da fazenda da cidade da gente.

- Azeite de dendê é um condimento e por isso também pode. Ele também existe por aqui  e se chama red palm oil.


- Acarajé congelado não tenho certeza. Como eu sou mineira, preciso de uma ajuda aqui pessoal... afinal de contas, o que tem dentro do acarajé mesmo? Se for o tradicional camarão parece que pode, se for carne vermelha, ou carne de porco não pode de jeito nenhum. Eu não arriscaria trazer acarajé nem mesmo dentro da mala. Se fosse o caso de um desejo muito forte, tentaria fazer com os ingredientes daqui. Então vou contar um causo mineiro para vocês. Uma colega que sentia falta de comer coxinha, começou há um ano a fazer essas delícias em casa para matar a vontade da família. Hoje ela vende seus quitutes para a comunidade brasileira da região.

- Chás em saquinho industrializados pode. MAS também vou falar que você encontra vários chás de ervas nos mercados daqui e são tão bons quanto. Entre eles, dente de leão (dandelion), alfazema (lavender), camomila, hibisco, pau d'arco, moringa, chá verde (green tea), etc. Entretanto a erva doce, o funcho (fennel), o boldo e as folha de louro (bay leaf) são mais difíceis de achar em mercados da minha região, mas todos eu encontro online.

Então é isso, espero ter ajudado e boa viagem.

Quer ver mais coisas do sul dos Estados Unidos? Veja outras tradições sulistas aqui.

Você encontra quiabo nos Estados Unidos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.