julho 25, 2016

Pergunto a vocês: o que é mais inteligente, o livro ou a sabedoria?

A sabedoria, não é?
José Agradecido

Com ela a gente escreve os livros...
Leonardo Guelman


Resolvi estender um pouco mais o assunto do último post sobre o Profeta Gentileza, veja o post aqui, a fim de passar mais algumas curiosidades (baseadas nas pesquisas do Prof. Dr. Leonardo Guelman) sobre essa grande figura que motiva pesquisas, ações, músicas, filmes, e até mostras artísticas em nosso país.

“O que é mais inteligente: o livro ou a sabedoria?” Pergunta retórica do Profeta Gentileza após ter vivido o fato de ter sido preso no início dos anos 70 em Aquidauana - Mato Grosso, em sua peregrinação, onde o delegado alegou tê-lo preso por estar pregando sem a Bíblia – livro-. Além de ter sido preso por tal motivo, José Agradecido teve seu cabelo e barba cortados e seu estandarte destruído, em seguida o colocaram em um trem para Campo Grande. Depois disso, voltou para o Rio de Janeiro e por estar careca começou a usar uma cartola, sendo então apelidado de “Chacrinha da Calçada” e “Profeta Tropicalista”. A partir daí carregava uma carta de autoridades confirmando que ele era de “ordem” e não um“desordeiro”, para assim poder continuar sua jornada em paz.


Como vimos no post anterior, a tragédia do “Gran Circus” foi algo que mexeu muito com José Datrino, ele relacionava aquela fatalidade particular de um circo com a fatalidade de o mundo estar perdendo seus valores. Desse modo criou uma modinha (tipo essas modas de viola cantadas) que dizia o seguinte:

“Diz que o mundo ia se acabar

Pois o mundo se acabou

A derrota de um circo queimado em Niterói

É o mundo representado

Porque o mundo é redondo e o circo é arredondado

Por esse motivo Gentileza não tenha sossegado

O Profeta do lado de lá passou para o lado de cá

Para consolar os irmãos que eram desconsolados

É isso que aconteceu

E o mundo é redondo e o circo arredondado”

É certo que o circo é uma representação do mundo, e se consideramos isso os pensamentos de Gentileza sequiam uma linha de raciocínio extraordinária, tudo fazia sentido das coisas que fazia, escrevia e falava.

Das sacadas mais legais é a palavra “conhecer” escrita dessa forma: “CONHESER” -> conhecer e ser ao mesmo tempo.

Outro exemplo é em seu segmento místico/religioso onde podemos identificar a simbologia da repetição das letras na palavra “amor” -> “AMORRR” – escrito com 3 “Rs”: a cada R era atribuída uma parte da Santíssima Trindade, sendo o primeiro R ao Pai, segundo ao Filho e terceiro R ao Espírito Santo.


Por ter o costume de andar em lugares onde havia mais circulação de pessoas, trânsito, centros e, portanto mais falta daqueles valores. Ficou caracterizado como um autêntico profeta urbano e para alguns estudiosos um reformador contemporâneo que vem questionar os caminhos tortos que a sociedade tem tomado e mostrar algumas novas trilhas mais iluminadas.

Gentileza também foi o primeiro artista urbano do Rio de Janeiro reconhecido nacionalmente e por isso:

Até dia 31 de julho acontece no Parque das Ruínas no Rio de Janeiro – RJ uma Exposição em sua homenagem chamada: “GENTILEZA – o verde e amarelo do Rio - Uma releitura contemporânea da arte mural do profeta” onde foram reunidos trabalhos de 11 artistas, entre eles grafiteiros, escultores e ilustradores. A visitação à Mostra está aberta de terça a domingo, das 10h às 18h com entrada gratuita.





Outros posts da Amanda você lê aqui.


--
Amanda estuda Filosofia e mora em Ouro Preto – MG. Lança no mundo um olhar contemplativo e é por isso que gosta trocar informações e curiosidades sobre tudo o que admira e experimenta. Acredita que as perguntas movem o mundo e o conhecimento pode ser um remédio para a alma. Escrever no Caderno de Perguntas é uma forma de passar um pouco da sua bagagem adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.