julho 15, 2016

Dona de Casa I

Por Elisabeth Santos

Tampa, tampinha, tampão.

Quem escolher ser dona (o) de casa por ser menos trabalhoso rapidamente verá que não é bem assim. E depois de um bom tempo nessa atividade constatará, que semelhante a outros serviços, terá de adaptar-se aos novos aparelhos também. Nem vou contar detalhes das inúmeras vasilhas que estão surgindo todos os dias nas prateleiras comerciais. Em variados materiais, formatos, cores, fechamentos, tamanhos, etc. Simples ou sofisticadas com sistema de vácuo, resistência a temperaturas extremas, próprias para esse ou aquele tipo de alimento, fazem os responsáveis pela copa/cozinha de um lar perderem horas preciosas buscando-as aqui e ali.

O mais importante mesmo não são os tais utensílios, mas os eletros-eletrônicos, que exigem leitura atenta do manual, memorização constante de seus detalhes de funcionamento, limpeza e condicionamento. Muitas vezes até o que foi idealizado para facilitar, atrapalha. Num aparelho de multiuso o encaixe de cada peça pode estar gravado na própria. Para quem enxergou, e leu instruções pode parecer bem fácil.

Os encaixes são cercados de segurança para não funcionarem indevidamente o que é um ganho. Alguns exigem uma força nas mãos que nem toda dona de casa tem. Enfim, a cada troca de um aparelho doméstico por outro lançado no comércio, faz-se necessário novo aprendizado. Otimistas encaram tudo isto normalmente, mas quem vai usar a parafernália existente deverá escolher o que mais lhe convém. As feiras de utilidades são os melhores locais para quem quiser aprender, experimentar e até provar das receitas no novíssimo forno de micro-ondas p.ex.

A mídia auxilia bem, e a(o) vizinha(o) que primeiro aderir à novidade ajudará bastante na propagação da ideia.

A quem ainda estiver se decidindo se vai ou não ser dona(o) de casa atualizadíssima(o) existe um teste bem simples:

Vá até seu armário de cozinha e feche todas as vasilhas com suas tampas originais. Se não sobrou tampa nem pote, sua chance de dar certo é grande. Se sobrou tampa ou pote e você nem sabe dizer o que ali aconteceu, sua chance será menor. E, se ao contrário dessas duas hipóteses, você tiver um mundo de vasilhas, um mundo de tampas, e nada se encaixar...

Não desista ainda!

Encaixote tudo, e deixe no portão para alguém levar.

Recomece sua coleção antes de perder de vez a paciência. Boas e bons donas(os) de casa não podem desistir assim tão facilmente.

Boa Sorte!




--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.